terça-feira, 10 de novembro de 2009

Rua Sésamo 40 anos que saudade...


Rua Sésamo, é a versão portuguesa do programa infantil de televisão americano Sesame Street, produzido pela RTP em 1989. Este programa tinha como finalidade entreter as crianças mais novas, e também era pedagógico na medida em que existiam várias apresentações alusivas, ao alfabeto, aos números, às cores, e às formas, e em algumas sequências o apelo à tolerância étnica. A Rua Sésamo era sem dúvida um programa educativo muito amigável. Desde a oficina do André, até à casa da Avó Chica, passando pela livraria do Zé Maria e pela loja do Senhor Almiro, toda a Rua Sésamo estava sempre animada. Entre as personagens principais, estavam o famoso Poupas que andava sempre à procura de algo para fazer, o Ferrão que estava sempre a arranjar problemas ou a tentar provar que o seu maravilhoso vegetal, o "agripino" é comestível, e finalmente, a sempre simpática gata Tita, que passava a vida na oficina do André ou na casa da Avó Chica, embora também gostasse de dar um pulo à livraria do Zé Maria. O programa Rua Sésamo fez as delícias dos mais novos e não só, sendo vista como uma das melhores séries pedagógicas dos últimos vinte anos

9 comentários:

IsaLenca disse...

Acho que pensámos nisto quase ao mesmo tempo!! Já 40 anos!! O tempo voa...
Quando apareceu em Portugal, nos anos 90, os meus filhotes ficavam quietinhos a olhar....que calmaria que era. Agora, já não ligam a bonecos na televisão. É mesmo mais ao vivo :)

lucinda maria disse...

Como o tempo passa. Foi com a Rua Sésamo que a minha filha aprendeu os números, as cores e até mesmo muitas palavras.
Tenho vídeos que o meu pai fez, enquanto ela via o programa e dançava com as personagens.
O Becas e o Egas foram as mais marcantes para os miúdos, assim como aquele passarão amarelo de nome Poupas.
Que saudades...........

Lina Querubim disse...

O mais giro é que apanhou muitas gerações :) foi a minha "nossa" a do meu Mano Vitor, a tua filha Cinda tal como os da Isa são mais novos que o meu Mano.
Mas esperavamos pelo horário para ver :)))) beijokas

Natália Fera disse...

Eu digo o mesmo que a Isalenca e a Cinda,mas o meu neto também já viu,e até tem o Egas e o Becas para dormir,engraçado como as coisas boas não passam de moda,tenho uma foto do pai dele a dormir com os bonecos tinha um aninho.
beijinhos

Natália Fera disse...

Linaaaaaaaaaa
O meu canito apareceu.Mas está tão triste,vai lá ver.

Unknown disse...

O meu filhote tem lá em casa 2 episódios desta grande série!! Tento transmitir-lhe um pouco da minha infância. Ele também já é amante dos bonecos Pantera cor-de-rosa e pica pau!!

Beijocas grandes

Lina Querubim disse...

ihiihihihi Cindy tb via esses )) bjsssssssss

Anónimo disse...

Márcia diz;
Ò Lina,aqui no Brasil se chamava Vila Sésamo,gostava muuuito!
Nossa,que saudades....
beijinss

Lina Querubim disse...

Que giro tb ter passado aí Márcia :) era muito bom ver naquela altura aprendia-se muito com a série!
Beijokas