sábado, 8 de agosto de 2009

Um dos mais célebres representantes da velha geração de humoristas portugueses*




Um dos mais célebres representantes da velha geração de humoristas portugueses
Raul Solnado, a vida não se perdeu*
08.08.2009 - 17h54 Alexandra Prado Coelho
Raul Solnado, que morreu esta manhã, deixou gravado um último trabalho para a televisão: "As Divinas Comédias", uma série de quatro programas produzida pelas Produções Fictícias e pela Até ao Fim do Mundo, para a RTP 1, apresentada por Bruno Nogueira e Raul Solnado – a mais jovem e a mais antiga gerações do humor em Portugal. O primeiro irá já hoje para o ar, logo a seguir ao Telejornal.

Seria uma história do humor em Portugal contada por um dos seus principais protagonistas. Nascido em Lisboa em 1929, Solnado começou a carreira como actor no teatro amador, na Sociedade Guilherme Cossul, em 1947. Numa entrevista a Duarte Mexia, na "Pública", em 2002, conta como tentou ainda trabalhar na loja de móveis do pai, em frente à penitenciária – "não sabia o que queria ser na vida, sabia que queria ser actor, mas era uma coisa muito vaga". Mas já nessa altura aproveitava todas as oportunidades para ir ver os espectáculos dos seus ídolos, Vasco Santana, João Villaret, António Silva, Laura Alves.

Quando começou a fazer teatro amador todas as dúvidas desapareceram, e acabou por comunicar ao pai: "olhe pai, vou para o teatro". Foi. Em 53 estreou-se na revista com "Viva o Luxo", no Monumental. E no final da década no cinema com os filmes "Sangue Toureiro" e "O Tarzan do Quinto Esquerdo".

Conta, na mesma entrevista, que no princípio do seu trabalho na revista dizia "pouco mais do que meia dúzia de frases", e que foi o actor António Silva, que "era muitíssimo tímido", que lhe começou a achar piada e a puxar por ele. Mas o grande sucesso surgiu em 1961, com as rábulas e, sobretudo, com "A Guerra de 1908", um texto espanhol adaptado para português por Solnado. A história de um soldado que vai "bater à porta da guerra", editado em disco em 1962, torna-se um "best-seller".

Foi, recordava Solnado, "um grande salto, ‘o pulo do gato’", e, subitamente, uma popularidade "asfixiante" – tão asfixiante que o humorista teve que ir para o Brasil para poder respirar. "Eu ligava o rádio e lá estava eu a contar histórias. As pessoas convidavam-me para jantar e lá estava o disco, para eu ouvir. Sentia-me perseguido por mim mesmo".

O sucesso não se devia apenas ao facto de ser um texto “fabuloso”. Portugal estava em plena guerra colonial e, mesmo falando sobre outra guerra, "o texto foi como um grito", e Solnado achava estranho que a censura na época o tivesse deixado passar. "Os militares nos combates que tinham diziam as minhas frases, era como uma libertação". Havia nesta história de uma guerra que fechava à hora marcada um lado de "nonsense" "que em Portugal nunca se tinha ouvido". A popularidade foi tal que Solnado brincava dizendo que era “uma vítima da guerra".

O ano de 62 continuou a correr bem. Venceu o Prémio de Imprensa para melhor actor de cinema. Em 63 o sucesso continuou com o espectáculo Vamos contar Mentiras, com Florbela Queirós e Armando Cortês. O público era exigente. Mais do que exigente: "Quando a peça acabava exigiam que eu contasse mais histórias. [...] Um dia não contei, estava cansado ou doente, já não sei, e apedrejaram-me a carrinha. Foi horrível".

Na ressaca do sucesso da "guerra", Solnado regressou ao Brasil – onde tinha tido uma experiência falhada em 1958 – e desta vez as coisas correm muito melhor. "Entrei pela porta grande".

Em 1964 o actor e humorista tornou-se empresário, fundando o Teatro Villaret – na peça de estreia, em 1965, "O Impostor-Geral" foi o protagonista. Passou a fazer tudo como queria – “escolhia desde o tecido, a cor da tinta para escrever a peça, como se traduz, até à forma como se fazia a publicidade do lançamento” – mas pagou um preço, com os credores a baterem-lhe à porta.

Os textos humorísticos continuavam a ser editados em disco: Chamada para Washigton (em 1966), Cabeleireiro de Senhoras (68), e no início de 69 a compilação O Irresistível Raul Solnado.

É então que surge o segundo momento marcante da carreira: o programa Zip-Zip, gravado no Teatro Villaret, apresentado por Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz, muda a televisão em Portugal. Dura apenas sete meses, mas, em plena primavera marcelista, é uma “pedrada no charco”. “Pela primeira vez um programa de televisão marcava a agenda das conversas dos portugueses”, recordava Adelino Gomes no Público em 2002.

O primeiro Zip-Zip foi gravado num sábado, 24 de Maio "perante uma plateia de amigos e curiosos que compraram um bilhete de entrada por dez escudos". A crítica não poupou os elogios, e os autores recebem agradecimentos de pessoas na rua. Intelectuais, escritores, artistas, figuras que nunca tinham tido oportunidade de falar na televisão, passaram pelo palco do Villaret naqueles sete meses que durou o programa cujo nome foi inventado por Solnado durante uma viagem ao Porto – um nome que era bom "precisamente porque não queria dizer nada". E se na primeira gravação foi preciso convidar pessoas para assistir, nos seguintes os bilhetes esgotavam-se com enorme antecedência. E as ruas de Lisboa ficavam vazias às segundas-feiras à noite.

O sucesso televisivo volta a repetir-se (embora com um impacto diferente, porque por essa altura Portugal já tinha mudado) em 1977 com o programa A Visita da Cornélia, em que a interlocutora de Solnado era a vaca Cornélia.

Solnado continua a fazer teatro – "Há Petróleo no Beato" (1981) é um imenso sucesso – ao mesmo tempo que mantém presença na televisão. Novamente com os amigos Fialho Gouveia e Carlos Cruz apresenta o programa O Resto São Cantigas, em que se recordam músicos da época áurea da música ligeira portuguesa, e mais tarde apresenta o concurso Faz de Conta. É protagonista da "sitcom" "Lá Em Casa Tudo Bem", mas é no filme "A Balada da Praia dos Cães" (1987), de José Fonseca e Costa, que revela o seu extraordinário talento como actor dramático.

Em 1991 publica a sua biografia, "A Vida Não Se Perdeu", escrita por Leonor Xavier (que foi sua mulher durante 15 anos). Em 93 participa, ao lado de Eunice Muñoz na telenovela "A Banqueira do Povo" e continua a fazer teatro – nomeadamente a peça "O Magnífico Reitor" (2001), de Freitas do Amaral.

Numa homenagem, em 2002, no Festival Internacional de Humor de Lisboa, no Tivoli, Carlos Cruz agradeceu ao amigo. "Não temos o direito de lhe exigir nada porque ele nos deu tudo", disse. "Cinquenta anos, Raul, não é nada. É o teu princípio". Seis anos depois, a nova geração do humor em Portugal ainda teve a ajuda dele para a ajudar a contar a história.

Notícia actualizada às 18h40


* título da biografia do actor e humorista escrita por Leonor Xavier e publicada em 1991

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bom fim de semana*

Guia de Recursos da Comunidade no Apoio à Pessoa com Doença Oncológica

É com muito orgulho que vejo o Projecto Luz referenciado no Guia de Recursos da Comunidade no Apoio à Pessoa com Doença Oncológica.Este trabalho foi elaborado por uma enfermeira (NOSSA AMIGA) para o seu Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Médico-Cirúrgica que realizou na Escola Superior de Saúde de Setúbal - a Carla Damásio.
Procurem a pág. 47...





Retirei do Blog da Nela: http://maisumbocadinho.blogspot.com/2009/08/guia-de-recursos-da-comunidade-no-apoio.html

Cliquem em cima do link e no Blog conseguem abrir e ter acesso ao Guia.

É muito importante saber que existem pessoas que se preocupam com o bem estar dos doentes Oncológicos.
Obrigado!

FELIZ ANIVERSÁRIO RUI GERMANO




FELIZ ANIVERSÁRIO RUI GERMANO!

Que esta data se repita por muitos anos com muita saúde e junto daqueles que Ama!
E agradeço os momentos que passei consigo e com elenco Rosa, Esperança...nunca desista dos seus sonhos!
Um beijinho e abraço da Lina e Kim


"Os homens têm medo de realizar seus maiores sonhos porque acham que não o merecem, ou não vão conseguir!
Mas o medo não é uma coisa concreta. Ele está em seus corações!!
Os corações morrem de medo só de pensar em amores que partiram para sempre... Em momentos que poderiam ter sido bons e não foram...
Quando isso acontece, acabamos sofrendo muito e o coração tem medo de sofrer.
Mas o medo é pior que o próprio sofrimento.
Nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de vida, de energia, de encontro com Deus e com a eternidade.
Então... Ouça seu coração!
Ninguém consegue fugir dele.
Por isso, é melhor escutar o que ele fala para que não venha um golpe que você não espera, porque você jamais vai conseguir mantê-lo calado.
Mesmo que finja não escutar o que ele diz, ele estará dentro do seu peito, repetindo o que pensa sobre a vida e o mundo...
O dia inteiro...
O tempo todo...
Ainda bem!
Por isso, ouça o seu coração! "

(Paulo Coelho)


Braquiterapia




Braquiterapia

A braquiterapia consiste em um procedimento minimamente invasivo, através do qual o médico implanta minúsculas sementes radioativas (com aproximadamente a dimensão de grãos de arroz) permanentes na próstata. Estas sementes irradiam o câncer a partir do interior da glândula. As sementes implantadas são suficientemente pequenas para que o paciente não as sinta. Dependendo das circunstâncias em que se encontra, será utilizado iodo radioativo (I -125) ou paládio (Pd-103). A braquiterapia também é denominada de terapia de radiação intersticial ou terapia com implante de sementes.

As sementes são implantadas sob anestesia, através de agulhas que são inseridas pela pele do perineu (área entre o escroto e o anús) recorrendo-se a orientação ultra-sónica. As sementes permanecem na próstata, onde o material radioativo emite uma radiação localizada durante determinado número de meses visando a destruição do câncer de próstata.

implante de sementes é um tratamento eficaz para homens com câncer de próstata localizado e não requer qualquer incisão cirúrgica proporcionando aos pacientes um curto período de recuperação. A braquiterapia pode ser um procedimento sem internamento pois a maioria dos indivíduos recebem alta no mesmo dia do tratamento e podem retomar suas atividades normais alguns dias após o tratamento.

Quando se utiliza a braquiterapia?
A braquiterapia é uma opção para os pacientes com câncer de próstata localizado (limitado ao órgão). Recentes avanços tecnológicos disponibilizaram versões de sementes que permitem aos médicos uma inserção segura em torno e na região adjacente à próstata.

O interesse na braquiterapia tem sido intenso ao longo das últimas décadas, demonstrando-se que a terapia por radiação é eficaz no tratamento do câncer de próstata


Eficácia da braquiterapia
Em2004 foram apresentados dados recolhidos ao longo de 15 anos os quais demonstravam que a braquiterapia é eficaz no tratamento do câncer de próstata. Estes dados foram relatados no Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology 2004 por John E. Sylvester, MD durante a apresentação Câncer Genitourinário (Próstata) (debate do Poster). Além disso, a publicação de dados recolhidos ao longo de 12 anos demonstraram que as taxas de sobrevivência sem doença ficaram entre 81% e 93%.*
Posteriores avanços na tecnologia da braquiterapia, tais como a introdução de sementes entrançadas, possibilitam uma maior precisão na inserção das sementes. Os produtos entrançados para braquiterapia possibilitam que as sementes permaneçam com maior segurança nos locais onde são implantadas e que apliquem a radiação com eficácia, conforme previsto pelo médico.

*12-Year Outcomes Following Permanent Prostate Brachytherapy in Patients with Clinically Localized Prostate Cancer. Louis Potters, et al. The Journal of Urology Vol 173 (2005) 1562-1566


Riscos da braquiterapia
Com o procedimento de braquiterapia, as probabilidades de se desenvolver impotência ou incontinência são inferiores em comparação aos outros tratamentos.

Período de recuperação após braquiterapia
A braquiterapia é um procedimento que possibilita ter alta no mesmo dia, e que demora aproximadamente uma hora. Geralmente, a recuperação leva apenas um ou dois dias, e a maioria dos pacientes retomam as suas atividades normais em poucos dias. Os médicos recomendam que se aguarde cerca de duas semanas antes de se retomar a atividade sexual.

Efeitos secundários da braquiterapia
A braquiterapia pode ter alguns efeitos secundários mínimos, tais como sensação de ardência durante a micção ou a ejaculação e um aumento da frequência urinária. Geralmente, estes sintomas são solucionados com tratamento de suporte e desaparecem com o tempo. Em alguns pacientes, podem verificar-se dificuldades temporárias de micção por um período que pode ser de algumas semanas ou de alguns meses após o implante.

Fármaco para o cancro da mama combate infecção fúngica


Fármaco para o cancro da mama combate infecção fúngica


Estudo publicado na "Antimicrobial Agents and Chemotherapy"
Um fármaco utilizado para a prevenção do cancro da mama recorrente mostrou ser eficaz no tratamento de infecções fúngicas, sugere um estudo realizado pela University of Rochester Medical Center.



Investigadores da University of Rochester Medical Center, em Nova Iorque, EUA, descobriram que a administração do fármaco tamoxifeno a ratinhos infectados com Candida conduzia à morte deste fungo. Infecções por este fungo podem ser fatais para indivíduos imunocomprometidos, incluindo aqueles que sofrem de cancro ou de SIDA e ainda aqueles que tomam imunossupressores para as doenças crónicas.



O estudo revelou que a administração de tamoxifeno em doses muito elevadas diminuía o número do fungo em 150 vezes, causando o rompimento e a morte das células fúngicas. Por outro lado, as células sobreviventes perdiam a capacidade de causarem doença.



O autor do estudo, Damian Krysan, explicou que a maioria da medicação antifúngica só atrasa o crescimento do fungo, o que dificulta o tratamento destas infecções nos indivíduos imunocomprometidos.



Apesar dos resultados promissores, Damian Krysan faz a ressalva de que será necessário prosseguir com mais estudos, de forma a perceber se o tamoxifeno poderá ser utilizado em doses mais elevadas ou em combinação com outros tratamentos.



ALERT Life Sciences Computing, S.A



01 de Agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009


Cientistas sequenciam estrutura de variante mais comum do HIV




Cientistas sequenciam estrutura de variante mais comum do HIV
05/08/2009 - 18h30

Uma equipe de cientistas americanos conseguiu sequenciar pela primeira vez a estrutura completa do genoma do HIV-1, variante mais comum e agressiva do vírus da aids, segundo publicou a revista britânica "Nature".

De acordo com os especialistas, a decodificação desse genoma vai contribuir para esclarecer a relação entre a estrutura e o funcionamento do ácido ribonucleico (RNA).

Os cientistas das universidades da Carolina do Norte e Michigan utilizaram uma tecnologia de alta precisão.

Como esperado, comprovaram que a composição dos nucleótidos influi na produção de proteínas, mas também descobriram que eles têm efeitos que até então não eram conhecidos.


Fonte: EFE

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Se um dia precisar...

Uma homenagem ao meu Amigo mais fiel que saudades de ti... Doggy!

Não ABANDONE os seus ANIMAIS




Sou aquele que te recebe com um afago e lambe tuas feridas, sem mesmo perguntar se és um assassino ou mesmo como te machucaste a este ponto...

Sou aquele que vive nas matas ou na parede de tua casa se preocupando somente em equilibrar os sistemas de vida do qual tu dependes para sobreviver...

Sou aquele que carrega o peso do teu corpo ou mesmo quinquilharias para tu venderes em troca do pão de cada dia...

Sou aquele que se esfrega em tuas pernas saudando tua existência, e espanta ratos, baratas, mau-olhado somente para que tu tenhas melhores condições de saúde...

Sou aquele que rouba um sorriso de teus lábios quando me vês fazer piruetas ou equilibrar o peso do meu corpo em troca do preço de um ingresso que vai para o bolso do meu dono...

Sou aquele que entre grades do Zoológico te faz pensar o quanto vale a liberdade de viver no habitat que nasceste...

Sou aquele que serve de atração turística em praças fazendo tu sentires o prazer de alimentar-me que retribuo com revoadas de alegria...

Sou aquele servido em travessas, panelas e espeto que, ainda pouco escolhestes no balcão do mercado ou no cardápio do restaurante para simplesmente, saciar tua fome...

Sou aquele que amarrado em mesas cirúrgicas, trancafiado em gaiolas ou mesmo contido em aparelhos de tortura se submete a teus experimentos para alcançares a falsa fama e o poder...

Mesmo sendo aquele que te proporciona tanto, tu me desprezas, me tratas com indiferença, me abandonas nas ruas, me deixas com fome e se desfaz de mim porque envelheci... perdes assim a chance de exercitar teu amor.

Tu me caças, me matas dizendo ter medo da minha pele gelada e destróis todas as formas de sobrevivência... assim, vives perdendo a chance de ver as cores da vida, pois sou a vida em movimento vivo.

Tu me açoitas, me impõe peso maior que posso carregar e me suplicias nos rodeios para ganhares algum dinheiro... mal sabes o mau que faz, não fazendo de mim um companheiro de tua solidão.

Tu me expulsas das praças, das ruas, das vielas só porque tenho no olhar um jeito de ser que nunca vais dominar, e que, realmente,não desejas entender... perdes a chance de conhecer-te e respeitar teu semelhante.

Tua ris de minha humilhação por ficar exposto em picadeiros fazendo acreditares que és poderoso e que teu chicote domina minha paciência e minha ferocidade... perdes muito ao não poder ver tua cara de prazer doentio com um certo sorriso de sadismo.

Tu atiras em minha jaula gargalhadas e gritos não só para mostrar tua falsa liberdade, como também, para me provocares a morte com o tédio e a lembrança dos lugares de onde vim... perdes tanto ao não me visitares no mundo em que nasci.

Tu me acusas de te provocar doenças só porque não consegues aceitar minhas asas e a possibilidade de trazer um ramos de oliveira no bico, anunciando uma nova terra... perdes o rumo do teu barco só porque negas que tenho o segredo da vida.

Tu me abates com degola, com marreta, me empurras para morte com choques... perdes a chance de um viver sadio, pois o veneno de minha carne putrefa em teu corpo levando o desequilíbrio de tuas funções.

Tu não se apiedas do meu sofrimento mesmo sabendo ser inútil testares em mim o que é bom pra ti, porque, somos tão diferentes... perdes a oportunidade de evoluir a ciência de que necessitas para tua cura.

Mas tu não deves entristecer, pois um dia retornarás ao teu planeta e, como conquistador, levarás até alguns de nós para exibir ao teu povo, só que, enquanto não chega o dia que conhecerás o Deus que tanto tu proclamas, nos deixe em paz, ou então, aprenda em nós o saber viver em harmonia.

Autora: (Sheila Moura/ presidente da Fala Bicho em homenagem ao Dia Mundial dos Animais)

ADOREI!

A lógica do cão

A razão de um cão ter tantos amigos, deve-se ao facto de ele abanar o rabo, em vez da língua !!!...
(Anónimo) Não há nenhum psiquiatra no mundo que obtenha um resultado tão bom, como o que obtém um cão ao lamber a cara do dono...
(Ben Williams) O cão, é o único ser no mundo, que gosta mais de si, do que dele próprio !!!...(Anónimo)

Se apanhar um cão faminto e lhe der de comer, este não o morde;
eis aqui a principal diferença entre o cão e o homem...
(Mark Twain)



E você está a receber este email, porque...




...os cães "cheiram" uma boa pessoa ao longe!!!

Amigo Anjo




Amigo Anjo

Um dia de sol lindo
Deus criou o homem e a mulher
fez neles dois moldes perfeitos para que um dia vivessem e procriassem;
Mas Deus viu que apesar de tanta beleza
eles teriam dor e sofrimento;

Então criou ANJOS em forma de pessoas
e colocou-os no mundo
para que frutificassem também
e fossem amparo e a luz divina
são chamados de amigos
são fraternos e companheiros
emitem luz que ascende o espírito de todos que o cercam
são olhos de Deus,
e a mão amiga de todos nós.

Se encontre sentado em uma nuvem




Talvez Se encontre sentado em uma nuvem
Olhando aqui para baixo...
Talvez Esteja aqui do meu lado,
Ou talvez Esteja do outro lado do mundo...
Não sei se me ouve,
Pois há muitos gritando...
Quando aqui trancada sozinha,
Chamo-Te bem baixinho...
Não sei se me notas,
Pois sei que muitos estão a clamar o Seu Nome.
Não sei se me entende,
Pois muitos Lhe pedem a compreensão.
Sei que o que peço és nada
Porém para mim,
É parte da minha alegria.
Sei que muitos estão a chorar,
Com problemas que fazem do meu uma simples fantasia...
Ajude meus irmãos,
E se tempo restar:
Abençoe minha alegria
Tirando a sombra de meu olhar...

Fabiana Thais Oliveira


Mulheres mais esclarecidas.Respostas às principais dúvidas das mulheres, em cada idade da vida.

Em mês dedicado ao mundo feminino, é tempo de clarificar as dúvidas de saúde que assolam exclusivamente as mulheres. Quando devo ter a minha primeira consulta de ginecologia? Devia tomar a vacina contra o HPV? Como posso aliviar os sintomas da menopausa? Saiba as respostas a estas e outras questões.

Somos mulheres. Mas não somos todas iguais. Ao longo da vida, existem diversas fases – a puberdade e adolescência, a idade reprodutiva e os anos grisalhos –, que nos colocam diferentes dúvidas, ora sobre a menstruação, ora sobre métodos anti-concepcionais, ora sobre a menopausa. E aí por diante. E porque as dúvidas relacionadas com a saúde feminina devem ser esclarecidas, preparámos-lhe algumas respostas – lembrando, no entanto, que são meramente indicativas, e que não dispensam o parecer de um profissional de saúde.

Para adolescentes

Quando devo ter a minha primeira consulta de ginecologia?
«Teoricamente, deveria ser antes da primeira menstruação, porque pode-se intervir precocemente se houver situações anómalas, que possam vir a ter repercussões», esclarece o presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), Martinez de Oliveira. «Mas a verdade é que não isso não é muito prático como não está ainda incutido nos hábitos da população», reconhece o especialista. «A maioria das mulheres faz até o contrário daquilo que seria desejável: inicia o uso de contraceptivos, bem como a vida sexual, e só depois é que vai a uma consulta, quando sente necessidade de confirmação da correcção da sua opção ou tem alguma dúvida». Urge, por isso, mudar as mentalidades (ou afastar os receios): quanto mais precocemente se tiver a primeira consulta de ginecologia, melhor para a saúde feminina.

Tenho menstruação irregular. É grave?
Irregularidades no ciclo menstrual, até 2 ou 3 anos após a menarca (primeira menstruação) são um fenómeno mais ou menos frequente, e, à partida, não há motivos para grandes preocupações. Contudo, é sempre aconselhável a consulta de um ginecologista. «Muitas vezes, recomenda-se a utilização de produtos hormonais (como a pílula anticoncepcional) para regularizar a menstruação», informa o presidente da SPG. Podem existir ainda outros problemas relacionados com o ciclo menstrual – como sangramento excessivo na menstruação (hipermenorreia) ou a falta prolongada de menstruação (amenorreia). Todas as irregularidades no sangramento da menstruação precisam de atenção médica, pois podem indicar desequilíbrio hormonal ou outros problemas.

Para adolescentes e mulheres adultas

Sofro de TPM. Pode ser resolvida?
Estima-se que o síndroma da tensão pré-menstrual ocorra de forma severa em 2,5 a 5 por cento das mulheres, e de forma mais branda em cerca de 33 por cento. Trata-se de um «conjunto de sintomas desconfortáveis, de intensidade variável, que antecedem a menstruação», define o presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG). Os mais comuns são inchaço dos membros inferiores por retenção de líquidos, dores de cabeça e oscilações de humor, mas podem ser muitos mais. «Não existe evidência científica que explique a síndroma como se unitária, pois provavelmente, há vários factores que se entrecruzam.» Quanto a soluções, Martinez de Oliveira refere que «existem tratamentos propostos, desde suplementos vitamínicos, a técnicas de relaxamento e massagem até antidepressivos. Alguns quadros clínicos, nomeadamente quando existe retenção de líquidos, podem beneficiar de produtos terapêuticos, que tendem a melhorar essa situação, incluindo contraceptivos orais com esse perfil». É sempre desejável aconselhamento médico, até porque cada caso é um caso, e «não haverá uma terapêutica que resolva todas as situações de TPM», diz o especialista.

Qual o método contraceptivo mais adequado e seguro para mim?
À medida que a mulher evolui, as suas necessidades e capacidades reprodutoras vão-se modificando. Mas, na opinião do presidente da SPG, «os contraceptivos hormonais – nas suas diversas variantes, desde as pílulas (contraceptivos orais), aos adesivos e implantes subcutâneos – são um grupo mais ou menos homogéneo», adequado às várias fases da vida da mulher, pois é um método anticoncepcional muito eficaz e reversível. No entanto, o especialista considera que os dispositivos intra-uterinos (DIU) são mais adequados para «as mulheres a partir dos 30 anos, nomeadamente nas que já têm filhos».

Quanto à esterilização, tratando-se de um método irreversível, pode ser «útil para as mulheres com alguma idade e família constituída, que já não desejam ter mais filhos».

Existem várias opções anticoncepcionais, partindo a escolha muitas vezes da própria pessoa, desejavelmente com o acompanhamento do médico. Mas atenção, porque a maior parte não protege das doenças sexualmente transmissíveis. Para o efeito, dever-se-á usar sempre o preservativo.

Deve-se fazer alguma pausa na contracepção hormonal?
Existem alguns mitos – ou confusões – sobre os métodos anticoncepcionais, nomeadamente os hormonais. Um deles é supor-se que é necessário uma pausa nesse tipo de contracepção, ou que é conveniente mudar de pílula com alguma frequência. Estas considerações «não fazem sentido nenhum», esclarece Martinez de Oliveira. Assim como considerar-se que os métodos hormonais podem aumentar o risco de cancro. «Nunca foi demonstrado claramente que exista uma relação directa na população em geral, tendo mesmo em relação a alguns um efeito protector», refere o presidente da SPG. A utilização desses métodos apresenta «benefícios francos, como por exemplo em relação à atenuação das dores menstruais ou da acne».

Em termos de riscos, os que podem realmente existir «são problemas vasculares, como os relacionados com a tendência à coagulação, mas são bastante raros», afirma o especialista. Por outro lado, «o uso dos contraceptivos hormonais deve ser muito bem ponderado nas mulheres com patologias». Por isso, nesses casos, a toma desses produtos deve sempre ser acompanhada pelo médico.

Para mulheres menopáusicas

O que é a terapêutica hormonal de substituição e quando deve ser efectuada? Tem riscos?

A terapêutica hormonal de substituição (THS) consiste na administração de hormonas para colmatar o facto de os ovários as deixarem de produzir quando a mulher chega à menopausa. Tem a finalidade de aliviar os sintomas incómodos que a menopausa traz – como «afrontamentos, suores nocturnos, insónias, alterações de humor, e mais tarde, outros como secura vaginal» e prevenir os riscos associados à falta de estrogénios – como, a longo prazo, «a doença cardiovascular e a osteoporose». «A THS existe sob a forma de comprimidos, patch ou adesivos e gel», explica o Presidente da Sociedade Portuguesa de Menopausa, Mário Sousa, e «tem na sua formulação estrogénio natural associado a progestativo». «Sempre que a mulher seja sintomática e não existam contra-indicações, a THS pode e deve ser iniciada o mais cedo possível, logo que o diagnóstico de menopausa seja realizado». Desde que os benefícios sejam superiores aos riscos – e «os riscos potenciais, como de tromboembolismo venoso, doença cardiovascular e cancro da mama, devem ser sempre avaliados antes do início da terapêutica – a THS «não tem tempo limite de utilização», informa o especialista.

Quais são os exames que devo fazer, e com que regularidade?
«O exame fundamental é o exame clínico», refere o presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Martinez de Oliveira. «Quando se fala no exame clínico, significa que há uma consulta, de rotina ou periódica, onde muitas vezes se verifica se existem ou não problemas». Em relação aos complementos do exame ginecológico, salienta-se o teste do Papanicolau, cuja frequência – diz o especialista –, «enquanto há uns anos se considerava que deveria ser anual, neste momento, quando existem exames anteriores normais, pode ser até três anos». Na mulher «a partir dos 40 anos, deve-se incluir, no rastreio, a mamografia – se bem que para os grupos de risco (com antecedentes familiares, por exemplo) esta deve ser feita mais cedo», a partir dos 35 anos.

Não sou abrangida pelo Plano Nacional de Vacinação quanto à vacina contra o HPV. No entanto, deverei tomá-la?
O HPV (Vírus do Papiloma Humano) é um vírus, de transmissão predominantemente sexual, que pode originar alguns tipos de cancro, nomeadamente o do colo do útero, que atinge cerca 500 mil portuguesas por ano.

A vacina contra o HPV foi incluída recentemente no Plano Nacional de Vacinação, para as adolescentes que completem até 13 anos. Isto porque «a vacina só é cem por cento eficaz nas mulheres que são virgens», refere a médica Clara Bicho. Ou melhor, quase totalmente eficaz, pois a vacina protege do HPV de tipo 16 e 18 – os mais prevalentes na sociedade portuguesa. Há outros tipos, menos prevalentes, que não estão incluídos na vacina. Por isso, até mesmo «as mulheres vacinadas devem fazer o rastreio, a citologia normal», esclarece a especialista.

Quanto às mulheres que já tenham iniciado a sua vida sexual, a vacina – cujo custo ronda os 500 euros – só faz sentido «se ela não estiver infectada nem com HPV 16 nem 18», opina. Atenção: não é por se estar infectada com o vírus que se desenvolve necessariamente um cancro. Pode desencadear benignas – como condilomas – ou até nem vir a originar qualquer doença, ganhando imunidade. O que a médica considera é que, para as mulheres com vida sexual activa que queiram tomar a vacina, o que se deverá fazer é uma «avaliação do colo do útero». Porque não faz sentido tomar uma vacina, se ela já não a protege. Assim, com ou sem vacinação contra o HPV, a melhor prevenção é o uso do preservativo – até mesmo nos preliminares – e a realização de exames periódicos. Sempre.

Texto: Ana João Fernandes

Retirado do blog SAPO

Leucemia: Transplante de Marta


Deverá ocorrer nos próximos dias o transplante de medula óssea para que Marta, de cinco anos, cure a leucemia. Marta encontra-se internada no Instituto Português de Oncologia de Lisboa onde recebe elevadas doses de quimioterapia cujo objectivo é destruir as células imunes para que possa receber a nova medula óssea.


Fonte: Correio da Manhã
Retirei do Blog da Isa de Beja
http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/178928.html

A foto e a mensagem de pedido de doação de Medula da Marta já tinha passado por vários blogs e mails felizmente foi encontrado um doador :) uma atitude linda e de louvar!
Bem haja!!!

Para a Vanda :)




Apesar da Vanda já não ser uma Amiga Virtual porque, já nos conhecemos pessoalmente :) ela é uma das pessoas com quem mais falo no messenger até hoje. É muito chataaaa ihihihihi nem imaginam...mas através do teclado falamos de muitas coisas. Já rimos muito, chorámos, tratámo-nos mal, demos conselhos, questionámo-nos, etc...tudo o que uma Amiga Virtual ou não faz! :p
É uma homenagem para Ela mas para também para todas que Deus colocou-me no caminho num dos meus caminhos mais mais difíceis de precorrer!
Algumas ainda são Virtuais mas hei-de conhecer muitas ao vivo e a cores!
Para todas beijinhos e obrigado :)

Meu amigo virtual é diferente...
Ele não olha nos meus olhos,
Ele vê meu coração...

Meu amigo virtual é diferente...
Ele não percebe as minhas lágrimas
Percebe o momento de me confortar

Meu amigo virtual é diferente...
Ele não sorri, ele me faz sorrir...
Meu amigo virtual...
Você não sabe...
Mas te procuro todas as noites .

Você não sabe...
Mas fico feliz quando você vem...
Olho para você, na expectativa de um sorriso...

Te espero assim como o sol, espera pelo amanhecer...
Te espero assim como a lua, espera pela noite,
Certa que virá! Não me importa se vens através de telas...
O que importa, é que venhas..

Não sei porque te escolhi como amigo...
Suas letrinhas são iguais a de todos os outros,
Apenas suas palavras são firmes...
Você consegue me fazer acreditar.
Talvez você não saiba, mas quando me falas...
Quando brinca comigo... Quando me escutas...
Quando me amas...
Exerce a nobre tarefa de um amigo REAL.

Assim... Cativa-me...
Escuto seu sorriso, através do sons do teclado.
Ouço teu coração através do meu coração,
Sinto tua alegria através da minha alegria...
Nunca deixe de vir... Só conhece a importância dos verdadeiros amigos,
Quando começamos a perceber sua ausência,
Quando chamamos por todos,
E somente ele vem
(desconheço autoria)

Em um dia especial,



Em um dia especial,
DEUS talvez cansado de me ver chorar sozinha,
e sabendo que era por tanta decepções,
por tanto acreditar em amigos e eles falharem,
Ele olhou para meu íntimo
e viu o quanto eu precisava
de alguém para dividir tristeza,
compartilhar bençãos,
somar sonhos...

Então em sua enorme demonstração
de amor e cuidado com a minha felicidade,
Ele olhou do céu e procurou alguém para me presentear,
e DEUS como Ele é PAI,
Ele sempre dá o melhor, a prova é você!!!

Para mim você é a melhor AMIGA do mundo,
presente do meu PAPAI DO CÉU,
e hoje eu sei que, DEUS não tira o que já nos deu,
se perdemos a culpa é nossa por não cuidarmos...

À você amiga, só desejo algo,
que eu seja tão especial, quanto você é para mim!!!

Amiga, você é um presente.

*

E soube uma notícia triste um Amigo de infância do Kim que trabalhava na Brisa, hoje na autoestrada foi atingido por um camião e faleceu :( eu só conheço a Mana dele mas era mais novo que eu.

Mais uma Estrelinha no Céu...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Hoje...uma Mulher á beira dum ataque de nervos...:)



Olá boa noite!
Hoje foi dia de Herceptin mas...telefonaram para o telele do Kim a dizer que anteciparam a consulta de Oncologia para hoje também... Imaginam como fiquei...a imaginar de tudo!
Porquê a pressa?
Porque não podia esperar pela data da minha consulta?
Ainda por cima tinha pedido análises que nunca tinha feito até á data, marcadores tumorais, entre muitas outras coisas para saber se estou a entrar na menopausa. Neste sentido não foram muito ilucidativas terei que voltar a fazer :p resultado... depois de muitos nervos e dizer ao Dr que ele me deixa de cabelos em pé. ihihhiihi está tudo bem comigo graças a Deus!
Já não é a 1ª vez que me faz destas!
Ele é bastante atencioso volto a ter consulta já em Setembro vou lá quase de mês a mês :) ainda lhe perguntei se não queria apalpar as minhas bombokas mas ele diz que já as conhece e apalpou várias vezes que não precisa fazê-lo sempre, o Kim estava comigo só se ria e o Dr também :)) acho que realmente não bato muito bem do esférico!
Tenho que marcar o ARNE que hoje já não foi possível, o Pavilhão de Medicina Nuclear fecha ás 19 horas e já passava da hora :p .
Fui ao Pavilhão de Radioterapia dar uma beijoka ás Técnicas que me fizeram a radio só estava uma as outras estavam de férias.
Encontrei uma Amiga da Radio que, foi ás urgências tinha uma dôr nas costas mas estava com melhor carinha ;) sem o inchaço da quimio e radio, com cabelinho :) gostei de a ver!!E se Deus quiser, não há-de ser nada aquelas dores ela também falou do ar condicionado por ter sido isso!
Depois fomos ás compras desde as férias que ainda não tinha ido ao Hipermercado :p




Podem responder?



Olá boa noite a todos!!
Queria saber se existe muitas Amigas e Amigos que têm problemas em aceder ao meu bloginho :( há quem diga que sim, outras pessoas entram bem já não sei o que fazer...andei aqui a vasculhar e alterar algumas coisas para ver se melhora.
Não quero perder o meu blog ao fim de um ano e tal...nem queria que tivessem receio em me visitar!
Eu também tenho dificuldade em entrar em alguns e depois de tentar lá consigo.
Alguém se pode queixar para eu saber?
E se souberem qual o problema e me ajudarem tanto melhor :)) é que estou a ficar tristita...:( beijokas fiquem com os Anjinhos

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Confesso





“A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros.” [ Dalai Lama ]



Confesso que tinha muitas saudades de vir ao meu blog o tempo que me apetece-se :) porque a net portátil que tinha, era limitada. ..
Saudades das frases, dos poemas, das imagens, de ver todos os blogs. Limitei-me a ver os das "nossas" Meninas porque eram quem mais precisavam. Gosto de dar uma palavrinha de amizade e apoio, não sei se sempre o consigo fazer mas...pelo menos tento :) é muito gratificante para mim!
Beijinhos de saudade



"O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte."

Chico Xavier

Ohh... pra mim...


Para quem tem dúvidas esta foi a minha praia de ontem :) foi a 3ª vez que fui :p como vêem tenho cuidado!..
Estava a comer um pão com chouriço...hum...maravilhoso ;)
Um pouco mais ao lado embora não pareça estava uma trupe (malta) ihihihiihi montes de Amigos que não viamos á um ano. São muito animados e estar com eles é estar sempre em festa :p é muitooooo bom!!!
Beijinhos

Amizade e saudades...

TOP GIFS para OrkutTOP GIFS para Orkut>

Voltei :)

TOP GIFS para Orkut
Agora estou de volta!!!!
Beijinhos

domingo, 2 de agosto de 2009

Beijinhos

Estamos de fim de semana!
Viemos apanhar ar do campo e mar novamente. Hoje chegaram Amigos que não vimos há um ano e tinhamos muitas saudades por isso aproveitamos para estar com eles :) estamos num Cyber café não trouxemos o portátil :p então passámos para deixar uma beijoka para todos e bom fim de semana!