sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Braquiterapia




Braquiterapia

A braquiterapia consiste em um procedimento minimamente invasivo, através do qual o médico implanta minúsculas sementes radioativas (com aproximadamente a dimensão de grãos de arroz) permanentes na próstata. Estas sementes irradiam o câncer a partir do interior da glândula. As sementes implantadas são suficientemente pequenas para que o paciente não as sinta. Dependendo das circunstâncias em que se encontra, será utilizado iodo radioativo (I -125) ou paládio (Pd-103). A braquiterapia também é denominada de terapia de radiação intersticial ou terapia com implante de sementes.

As sementes são implantadas sob anestesia, através de agulhas que são inseridas pela pele do perineu (área entre o escroto e o anús) recorrendo-se a orientação ultra-sónica. As sementes permanecem na próstata, onde o material radioativo emite uma radiação localizada durante determinado número de meses visando a destruição do câncer de próstata.

implante de sementes é um tratamento eficaz para homens com câncer de próstata localizado e não requer qualquer incisão cirúrgica proporcionando aos pacientes um curto período de recuperação. A braquiterapia pode ser um procedimento sem internamento pois a maioria dos indivíduos recebem alta no mesmo dia do tratamento e podem retomar suas atividades normais alguns dias após o tratamento.

Quando se utiliza a braquiterapia?
A braquiterapia é uma opção para os pacientes com câncer de próstata localizado (limitado ao órgão). Recentes avanços tecnológicos disponibilizaram versões de sementes que permitem aos médicos uma inserção segura em torno e na região adjacente à próstata.

O interesse na braquiterapia tem sido intenso ao longo das últimas décadas, demonstrando-se que a terapia por radiação é eficaz no tratamento do câncer de próstata


Eficácia da braquiterapia
Em2004 foram apresentados dados recolhidos ao longo de 15 anos os quais demonstravam que a braquiterapia é eficaz no tratamento do câncer de próstata. Estes dados foram relatados no Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology 2004 por John E. Sylvester, MD durante a apresentação Câncer Genitourinário (Próstata) (debate do Poster). Além disso, a publicação de dados recolhidos ao longo de 12 anos demonstraram que as taxas de sobrevivência sem doença ficaram entre 81% e 93%.*
Posteriores avanços na tecnologia da braquiterapia, tais como a introdução de sementes entrançadas, possibilitam uma maior precisão na inserção das sementes. Os produtos entrançados para braquiterapia possibilitam que as sementes permaneçam com maior segurança nos locais onde são implantadas e que apliquem a radiação com eficácia, conforme previsto pelo médico.

*12-Year Outcomes Following Permanent Prostate Brachytherapy in Patients with Clinically Localized Prostate Cancer. Louis Potters, et al. The Journal of Urology Vol 173 (2005) 1562-1566


Riscos da braquiterapia
Com o procedimento de braquiterapia, as probabilidades de se desenvolver impotência ou incontinência são inferiores em comparação aos outros tratamentos.

Período de recuperação após braquiterapia
A braquiterapia é um procedimento que possibilita ter alta no mesmo dia, e que demora aproximadamente uma hora. Geralmente, a recuperação leva apenas um ou dois dias, e a maioria dos pacientes retomam as suas atividades normais em poucos dias. Os médicos recomendam que se aguarde cerca de duas semanas antes de se retomar a atividade sexual.

Efeitos secundários da braquiterapia
A braquiterapia pode ter alguns efeitos secundários mínimos, tais como sensação de ardência durante a micção ou a ejaculação e um aumento da frequência urinária. Geralmente, estes sintomas são solucionados com tratamento de suporte e desaparecem com o tempo. Em alguns pacientes, podem verificar-se dificuldades temporárias de micção por um período que pode ser de algumas semanas ou de alguns meses após o implante.

Sem comentários: