sábado, 21 de junho de 2008

poema 15-Pablo Neruda-Alejandro Zans

Akredita ke Existem...

Tributo aos meus AMIGOS

Pegadas na areia

Nunca me canso desta mensagem...
Para ti Mãe!!!!!!!

Momentos de Prazer

POEMA: Uma celebração para a vida - De

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Bom Fim de Semana

Recados Para Orkut

Um ANJO veio me falar...

História de Amor entre o Sol e a Lua

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pensamento

Recados Para Orkut

Boa noite e...boa semana!




Recados Para Orkut

Os alimentos com maiores propriedades anti-cancerígenas

Os alimentos com maiores propriedades anti-cancerígenas
Descubra quais são
Os estilos de vida modernos fizeram disparar o número de tumores malignos. Apesar de serem muito diversos, havendo causas, formas de evolução e tratamentos diferentes para cada tipo, há porém uma característica comum a todos eles: a divisão e o crescimento descontrolado das células.

Uma alimentação saudável pode, no entanto, minimizar os seus efeitos. Estes são os alimentos com maiores propriedades anti-cancerígenas. Inclua-os regularmente na sua dieta diária:

Alho
Feijão de soja
Couve
Gengibre
Cenoura
Aipo
Salsa
Coentros

Fonte: National Cancer Institute




A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Tratamentos inovadores

Tratamentos inovadores

Os hospitais dispõem de tratamentos sofisticados que passam pela cirurgia, radioterapia, terapêutica hormonal ou quimioterapia, além de recorrer às mais avançadas técnicas de reconstrução mamária.

Mais recentemente, surgiu um tratamento com anti-corpos monoclonais, técnica que consiste em anular a função negativa de uma proteína, como é o caso da c-erbB2, presente em cerca de 20 por cento dos carcinomas da mama e que causa um comportamento mais agressivo destes tumores.

Também já chegou ao mercado norte-americano, um novo medicamento para o cancro da mama em estado avançado, um fármaco com a substância ixabepilone, que pode reduzir ou impedir o crescimento do tumor. Na Europa, a comercialização está para breve.

Investigação intensa

Nada parece demover a comunidade científica de encontrar a chave para travar o cancro da mama. Segundo um estudo publicado na revista «Nature», cientistas americanos descobriram como reduzir a capacidade de o tumor mamário se espalhar.

A ideia é anular o efeito dos quatro genes que actuam em conjunto para estimular o cancro de mama a atingir os pulmões, através da corrente sanguínea.

Pesquisas nacionais

Em Portugal, a equipa de investigação do cancro da mama do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto também está a pesquisar um tratamento para o tipo mais agressivo deste tumor, o triplo negativo, resistente à quimioterapia e radioterapia.

Ao desenvolverem uma molécula com características iguais à vitamina D, presente no nosso organismo e que é estimulada pela exposição solar, os investigadores esperam prevenir e combater a proliferação de células cancerígenas.

Estilo de vida

Uma percentagem considerável das pesquisas demonstra que o exercício físico e o consumo diário de 20 a 30 gramas de fibra, assim como a ingestão de uma grande variedade de fruta e vegetais, ricas em propriedades antioxidantes, em especial as vitaminas E, C e A (betacaroteno) e dos minerais selénio, ferro e zinco, ajuda a prevenir a obesidade, um factor de risco do cancro da mama. O limite do consumo de álcool, tabaco e alimentos ricos em açúcar e gordura, sobretudo, as carnes vermelhas, também é uma

Cancro da mama

Cancro da mama
Especialista alerta para os cuidados que deve ter
Esteja atenta aos conselhos de Nuno Abecasis, cirurgião oncológico do IPO de Lisboa e responsável pela equipa médica da Associação Portuguesa de Apoio às Mulheres com Cancro da Mama (APAMCM). Para conhecer os últimos avanços médicos nesta área, clique aqui.

Em que circunstâncias se torna mais fácil vencer o cancro da mama?

A cura da doença é tanto mais provável quanto mais precocemente for identificada. Os principais factores prognósticos são as dimensões do tumor primário, a existência ou não de disseminação da doença pelos gânglios linfáticos que drenam o órgão e por outros órgãos à distância.

Quais as razões que levam 40 por cento das pessoas convocadas para os rastreios a não realizarem o exame?

As causas psicológicas (medo, negação) acontecem, mas não são exclusivas. A existência de outras doenças na própria ou familiares próximos, as condições de trabalho, a migração, etc..., são razões possíveis. A própria experiência passada da mulher nas suas relações com os serviços de saúde pode justificar a atitude de recusa do rastreio.

Que conselhos de prevenção deixa às mulheres?

Submeterem-se ao auto-exame mamário mensal, que deve ser feito desde a adolescência, e a mamografia regular entre os 40 e os 75 anos. A grande maioria das mulheres a quem é feito o diagnóstico de carcinoma da mama fica curada.

Sabia que…
Na China e no Japão, onde a soja é protagonista da alimentação, os índices de incidência do cancro da mama são inferiores aos países do Ocidente.

Tome nota
Investigadores canadianos descobriram uma potencial ligação biológica entre stress muito intenso e o aumento do risco de desenvolvimento do cancro da mama.

Texto: Fátima Lopes Cardoso

Boas notícias do cancro da mama

Boas notícias do cancro da mama
As recentes descobertas no campo da prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama
Uma dor no peito deu o alerta. Maria de Jesus Fernandes, hoje com 55 anos, fez a auto-palpação do peito e sentiu um caroço no lado direito. Os resultados da biopsia acusaram um carcinoma ductal.

Pouco tempo depois, foi submetida a uma cirurgia em que lhe retiraram o tumor e uma margem envolvente de tecido normal: «Apesar de tudo, a dor no peito foi a minha sorte. Se não tivesse sentido nada, quando descobrisse, já seria tarde».

Passaram quatro anos. O caso de Maria de Jesus Fernandes é uma história de sucesso. O diagnóstico precoce evitou a remoção completa da mama, a radioterapia e a quimioterapia.

Felizmente, histórias como esta repetem-se por todo o mundo e a elas juntam-se os avanços da Ciência que oferecem novas esperanças. As que partilhamos agora consigo.

Diagnostico precoce

Quando o cancro da mama é diagnosticado a tempo, mais de 90 por cento por cento das pessoas afectadas vencem a doença. E, apesar do números de vítimas por todo o mundo serem assustadores (é a principal causa de morte entre as mulheres com 35 a 55 anos), as pesquisas científicas não param de dar boas notícias.

Veja os conselhos de prevenção que o especialista contactado pela saber viver sugere.

Graças a tratamentos cada vez mais poderosos, como os que bloqueiam o receptor hormonal do estrogéneo nas células tumorais ou os antiestrogénicos que inibem a produção desta hormona sexual feminina (todos disponíveis em Portugal), a esperança de vida das mulheres afectadas por esta doença tem vindo a aumentar.

Alargar os rastreios

A Laço (associação de voluntariado ligada à prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama em Portugal) vai financiar, até 2010, a criação e manutenção de um consórcio internacional para o rastreio de uma mutação fundadora portuguesa do gene BRCA 2, um dos dois principais genes responsáveis pelo cancro hereditário de mama e ovário.

Este apoio é dado na sequência de um estudo nacional que, através de um novo método de rastreio, demonstra a existência de uma mutação fundadora do BRCA 2 que explica 10 por cento das mutações encontradas na nossa população de alto risco, que pode escapar aos métodos habituais de detecção.

A identificação de famílias positivas vai assim permitir o acompanhamento de indivíduos em alto risco e a tomada de acções preventivas. O método já é usado no IPO de Lisboa, mas é agora alargado às comunidades portuguesas no estrangeiro e a locais onde existam ancestrais portugueses, o que permite o acompanhamento completo da mutação.