segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cancro da mama

Cancro da mama
Especialista alerta para os cuidados que deve ter
Esteja atenta aos conselhos de Nuno Abecasis, cirurgião oncológico do IPO de Lisboa e responsável pela equipa médica da Associação Portuguesa de Apoio às Mulheres com Cancro da Mama (APAMCM). Para conhecer os últimos avanços médicos nesta área, clique aqui.

Em que circunstâncias se torna mais fácil vencer o cancro da mama?

A cura da doença é tanto mais provável quanto mais precocemente for identificada. Os principais factores prognósticos são as dimensões do tumor primário, a existência ou não de disseminação da doença pelos gânglios linfáticos que drenam o órgão e por outros órgãos à distância.

Quais as razões que levam 40 por cento das pessoas convocadas para os rastreios a não realizarem o exame?

As causas psicológicas (medo, negação) acontecem, mas não são exclusivas. A existência de outras doenças na própria ou familiares próximos, as condições de trabalho, a migração, etc..., são razões possíveis. A própria experiência passada da mulher nas suas relações com os serviços de saúde pode justificar a atitude de recusa do rastreio.

Que conselhos de prevenção deixa às mulheres?

Submeterem-se ao auto-exame mamário mensal, que deve ser feito desde a adolescência, e a mamografia regular entre os 40 e os 75 anos. A grande maioria das mulheres a quem é feito o diagnóstico de carcinoma da mama fica curada.

Sabia que…
Na China e no Japão, onde a soja é protagonista da alimentação, os índices de incidência do cancro da mama são inferiores aos países do Ocidente.

Tome nota
Investigadores canadianos descobriram uma potencial ligação biológica entre stress muito intenso e o aumento do risco de desenvolvimento do cancro da mama.

Texto: Fátima Lopes Cardoso

Sem comentários: