quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sumoterapia

Sumoterapia


Uma alimentação rica em frutas é essencial para a prevenção de doenças
O Outono guarda estreita relação com a maturidade e a colheita. Segundo os orientais, é a época onde devemos cultivar o sentimento de justiça, seleccionando o que continua e o que sai das nossas vidas.

Num sentido figurativo, é a fase de cuidar "do nosso jardim" e eliminar as "ervas daninhas", para que prossigamos fortes na próxima estação.
Também devemos aproveitar esta estação para reforçarmos a nossa disciplina e preparar o nosso corpo contra as doenças a que ficamos mais vulneráveis nesta época, como por exemplo as afecções respiratórias (constipações, gripes e bronquites).

É sobretudo nesta época que temos que dar prioridade a uma alimentação rica em frutas, fontes por excelência de vitaminas e minerais de onde se destacam a vitamina C e o potássio, assim como fitonutrientes protectores.

Sendo a fruta um alimento tão versátil, é fácil inclui-la com regularidade na alimentação diária.

Podemos deixar-nos seduzir por uma fruta da época, como os citrinos, o ananás e os pêssegos, ou tentarmo-nos pela disponibilidade de uma fruta de todo o ano, como as pêras ou as maçãs, encontrando sempre um alimento recheado de nutrientes.

Os sumos de fruta naturais são utilizados na Europa desde os finais do século XIX, acreditando-se que estes podem ajudar a limpar o organismo ao eliminarem os produtos residuais e as toxinas nocivas. Os sumos naturais fornecem a maior parte da nossa dose diária de vitamina C, sendo os citrinos (laranjas, limões, toranjas e tangerinas) a fonte mais importante.

Outros frutos igualmente ricos em vitamina C são os kiwis, a acerola, os morangos, a goiaba, as framboesas, as mangas, as papaias e as groselhas-pretas.
O principal componente das frutas é a água, de 75 a 95 por cento e, por isso, se tomarmos um sumo, antes de mais nada, estamos a hidratar o nosso organismo.

Dos macronutrientes, os hidratos de carbono são os predominantes, geralmente na forma de açucares (frutose). O seu teor varia de 5 a 25 por cento nas frutas frescas, e as bebidas delas preparadas possuem teores de açucares da ordem dos 12 por cento. Para além disso, a maioria das frutas contém pouca proteína e gordura.

Os sumos de fruta estão literalmente repletos de uma grande variedade de fitonutrientes. Nos frutos vermelhos, amarelos e cor-de-laranja, eles estão presentes na forma de carotenóides, que parecem ter efeitos protectores de grande alcance sobre todos os sistemas do nosso corpo.

As frutas com cor amarela escura e laran¬ja, como os alperces, as mangas, os pêssegos, as ameixas, os diospiros, as meloas e as cenouras, entre outros, devem a sua cor a um pigmento chamado betacaroteno, que é a forma vegetal da vitamina A.

Outros pigmentos da família dos carotenóides, como o licopeno, encontram-se nos frutos/vegetais de cor vermelha como o tomate, a melancia, goiaba, toranja-rosa e damasco, e pensa-se que, juntamente com o betacaroteno, nos protegem contra os radicais livres.

Os frutos silvestres são ricos em linhanos, um tipo de "estrogénio vegetal", com uma estrutura semelhante à hormona sexual feminina, o estrogénio, que lhes permite actuar de forma semelhante, que por seu turno poderão combater alterações cancerígenas, especialmente nos seios e no cólon. Também se pensa que desempenham um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares.

De todos os frutos, os citrinos encontram-se entre os mais importantes, uma vez que são excepcionalmente ricos em vitamina C, de fibras solúveis e insolúveis e também de potássio, ajudando a proteger o nosso corpo contra as infecções respiratórias.

As actuais recomendações para que se consumam pelo menos três porções de fruta diariamente, advêm em grande parte dos resultados de pesquisas feitas em torno do seu papel como antioxidante, preventivo de certas doenças crónicas e degenerativas como o cancro ou doenças coronárias.
Há inúmeras combinações à base de fruta e legumes frescos que podem ser preparados em casa, permitindo fazer bebidas saudáveis, de variadíssimos sabores, desde a mistura exótica de pêssego e manga, até aos mais comuns de laranja, cenoura e maçã.




Consumo imediato
Os sumos naturais feitos a partir de fruta fresca, sem adição de açúcar, constituem uma boa forma de ingerir vitaminas e sais minerais em grande quantidade, embora com menor quantidade de fibra, relativamente à fruta em natureza.

É recomendável o consumo dos sumos imediatamente após a sua preparação, uma vez que as vitaminas, em particular a vitamina C, perde-se em parte durante o processo de extracção.

Actualmente, o consumidor tem à sua disposição, no mercado, polpas de fruta fresca congelada, com uma gama variada de frutos, incluindo os tropicais, que de outro modo não estariam disponíveis.
Assim, graças às modernas técnicas de conservação, este tipo de produto permite obter, de igual modo, uma boa fonte de nutrientes, sem que exista a adição de conservantes e açucares, existentes nos sumos concentrados e néctares.
Ainda assim, prefira os sumos naturais caseiros com fruta da época aos sumos produzidos industrialmente.

Desta forma, o ideal é comer mais os produtos da estação, e ao meu ver, aceitar e agradecer a mãe natureza os alimentos que ela nos oferece em abundância em determinadas fases do ano. As frutas da época são dotadas de um forte princípio vital, pois produtos plantados e colhidos na estação certa são mais nutritivos, viçosos, além de terem um sabor mais intenso.

Deixe-se seduzir pelos encantos de um bom sumo de fruta desta época: fácil de preparar, dá-lhe a oportunidade de lhe oferecer sabores de "fazer crescer água na boca" e recheado de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras, todos essenciais para uma boa saúde.

SUMO NATURAL: Junte-se 3 laranjas, 1 cenoura pequena, 1/2 beterraba e 1 banana e misture-se tudo muito bem.
Para que se obtenha ainda melhores resultados na sua saúde, deve juntar-se uma fruta característica de cada época, como por exemplo 1 rodela de ananás ou 4 morangos.

Texto da autoria da Dra. Elsa Tristão Luís | Nutricionista

Sem comentários: