quarta-feira, 10 de setembro de 2008

5 Animais Celestiais

5 Animais Celestiais
Com uma forte representação nas técnicas do feng shui, os 5 animais celestes estão ligados aos e elementos ou movimentos que representam diferentes qualidades energéticas

A tartaruga associada à energia da água representa a protecção e a estabilidade.

O dragão associado à energia da árvore representa o crescimento, a sabedoria e a aventura.

A fénix associada à energia do fogo representa a beleza e a paixão.

O tigre associado à energia do metal representa a força física, o estado de alerta e o controlo das situações.

A serpente associada à energia da terra representa a liderança, o comando e a ligação entre os outros 4 animais.
Para qualquer espaço, seja uma casa rodeada pela topologia do local, seja uma cama dentro de um quarto, seja uma secretária ou um espaço onde trabalho, é bastante vantajoso que tenha nas minhas costas aquilo que chamamos de uma boa tartaruga: montanha ou um prédio mais alto, parede, ou algo que nos proteja e dê segurança.

Do lado esquerdo temos o dragão assim como do lado direito o tigre. Estes devem criar uma sensação de apoio, pelo que são mais baixos do que a tartaruga.
A fénix será a nossa frente, que deve ser livre e desafogada de modo a permitir uma boa vista e horizontes alargados.
Por fim a serpente será o centro ou a zona onde nos encontramos, podendo assim liderar e controlar todo o espaço.

Em termos práticos, o feng shui estuda, avalia e propõe situações de harmonia e equilíbrio dos espaços, usando como imagens representativas das diferentes qualidades de energia os animais celestiais:

Imagine uma cadeira de braços que tem as costas mais altas (tartaruga), os braços (dragão e tigre) que apoiam, o assento estável (serpente) e a frente desafogada (fénix). Esta é a imagem de uma situação equilibrada e que fornece conforto e segurança a quem a utiliza.

Uma casa poderá estar protegida nas traseiras por uma montanha, por um prédio mais alto, ou muro, dos lados pode ter uma barreira de árvores no lado do dragão, um muro ou blocos de pedras no lado do tigre, ou apenas prédios dos dois lados que tenham e seu tamanho, por fim a fachada da casa é desafogada e tem boas vistas.

Texto de: Alexandre Saldanha da Gama | Site: Fluir

Sem comentários: