quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Como ficar em forma rapidamente

Como ficar em forma rapidamente
Estratégias para incluir o exercício físico na sua vida (sem ir ao ginásio)
Sabemos que não é fácil manter uma actividade física regular. Há sempre alguma coisa a competir pelo seu tempo e as desculpas para se manter quieta abundam.

Mas a verdade é que o exercício físico tem um papel decisivo no controlo do peso a longo prazo.

«Só quem faz exercício físico consegue manter-se magro ao longo da vida», refere Teresa Branco, especialista em Fisiologia do Controlo de Peso.

Mas se não é adepta do ginásio não desespere o que é importante é que se mantenha fisicamente activa, mesmo não praticando nenhuma actividade desportiva. Como? Através das alternativas apresentadas por Elvis Carnero, fisiologista do exercício.

Mexa-se!

As pessoas com pouco tempo (ou vontade) para treinar devem mexer-se com a maior regularidade possível, como aconselha Elvis Carnero: «se utiliza o elevador frequentemente passe a subir pelas escadas».

«Este é um exercício com um alto dispêndio energético, realizado em poucos minutos, que quando repetido várias vezes ao dia acaba por resultar num dispêndio calórico significativo», sublinha.

Ande mais a pé

Estacione um pouco mais longe do escritório, desça duas paragens de autocarro antes da sua e ande mais a pé, como sugere o fisiologista do exercício: «faça as suas compras diárias a cerca de um ou dois quilómetros de casa».

«Pode ir a um ritmo rápido e na volta andar um pouco mais devagar para compensar a carga extra das compras, que por si só, já a obriga a gastar mais energia», refere.

Saldo positivo

Feitas as contas, estas e outras propostas são soluções simples e eficazes para pessoas sedentárias com pouco tempo para treinar, pois «podem representar mais de 30 minutos de actividade diária e mais de três horas de actividade física não estruturada no total da semana (aproximadamente 1000 a 1200 calorias para um peso médio de 70 kg).

Para saber quantas calorias gasta em cada uma das actividades que desenvolve, clique aqui ou use a clique ferramenta de cálculo de calorias por actividade.

Modalidades elegantes

Se é adepta de desporto saiba que as modalidades mais eficazes para perder peso «são aquelas que envolvem mais grupos musculares e que podem ser realizadas durante mais de 30 minutos, por exemplo, caminhar, correr ou nadar de forma continua».

«Para além destas, no ginásio, há ainda outras boas opções como caminhar/correr na passadeira, as máquinas elípticas, o step mecânico, as aulas de step ou de ciclismo (cycling, spinning, RPM...)», recomenda.

Texto: Vanda Oliveira com Teresa Branco (especialista em Fisiologia do Controlo de Peso) e Elvis Carnero (fisiologista do exercício)



A responsabilidade editorial desta informação é da revista

1 comentário:

Anónimo disse...

Nice brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.