quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Defenda-se do cancro da mama

Defenda-se do cancro da mama
O essencial que deve saber para se prevenir de uma das doenças que mais preocupa as mulheres
Quatro vítimas por dia e mais de quatro mil novos casos detectados por ano em Portugal. São números impressionantes que atribuem ao cancro da mama o estatuto de segunda causa de morte no sexo feminino.

Mas nem tudo é negro no cenário desta doença. A cada dia que passa novas moléculas, tratamentos e técnicas de detecção e cirurgia são desenvolvidas, permitindo minimizar o impacto da patologia. Apesar de tudo, é sabido que prevenir e detectar precocemente é a maior garantia de sucesso. E isto é algo que também depende de si...

Perfil de risco

Pertencer ao sexo feminino, não ter filhos e ter iniciado a menstruação cedo ou a menopausa tarde são alguns dos factores considerados de risco. Os antecedentes familiares figuram também nesta lista, embora se calcule que só dez por cento dos casos sejam hereditários.

A incidência tende a aumentar com a idade e dado o papel das hormonas nesta patologia alguns especialistas atribuem à terapia hormonal de substituição ou ao uso da pílula um potencial risco. Mas num ponto todos concordam: a influência do estilo de vida.

Sabe-se que o excesso de peso, o consumo de álcool, uma dieta desequilibrada e rica em gorduras, o sedentarismo e até a poluição ou o stress podem ter um impacto significativo.

Vigilância regular

O primeiro passo para avaliar a saúde do peito é em conhecê-lo bem. Assim, todos os meses cinco a oito dias após a menstruação faça o auto-exame.

Trata-se de um gesto simples deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 15 anos e que consiste na observação, para detectar alterações na aparência da mama ou mamilo, e na palpação da mama e zona da axila.

Caso note alguma irregularidade consulte o seu médico, mas evite entrar em pânico. Acredita-se que apenas cerca de 20 por cento dos nódulos detectados desta forma sejam motivo de preocupação.

Ajuda especializada

Uma vez no consultório e, após a observação médica, podem revelar-se úteis outros exames como a mamografia ou ecografia mamária. Enquanto a mamografia, mais comum após os 40 anos, detecta mudanças na glândula mamária, a ecografia mostra outro tipo de alterações e é a mais indicada na faixa dos 30, dada a densidade do seu tecido mamário.

Sem comentários: