sexta-feira, 27 de março de 2009

Dia Mundial do Teatro


Já lá vão 48 anos desde que o Instituto Internacional do Teatro propõs que, no dia 27 de Março, se passasse a comemorar o Dia Mundial do Teatro.
Todos os anos, no mesmo dia, inúmeros países juntam-se para comemorar as artes do palco em todas as suas formas. Portugal não é excepção e junta-se à festa com iniciativas marcadas um pouco por todo o país.
É também para assinalar este dia que anualmente uma figura de destaque na área do teatro ou das artes é convidada para escrever uma
Mensagem Internacional para o Dia Mundial do Teatro, na qual expõe as suas reflexões sobre o tema. O primeiro a fazê-lo foi Jean Cocteau, homem da cultura que, entre muitas outras coisas, foi dramaturgo e encenador.
Este ano, a mensagem original, posteriormente traduzida para dezenas de línguas, foi escrita em português pelo brasileiro
Augusto Boal. Boal é uma das grandes figuras do teatro internacional e fundador do Teatro do Oprimido, uma corrente que hoje tem também presença em Portugal e que pretende trazer para o palco as classes menos favorecidas, transformando a realidade através do diálogo.
Porque o teatro não tem apenas uma forma, não se faz só em cima do palco e porque muitas vidas mudam quando cruzam o seu caminho, o SAPO partiu à descoberta dos teatros que existem dentro da imensidão do teatro.
Reportagem:
Inês Gens Mendes e Vera Moutinho

Sem comentários: