sábado, 7 de novembro de 2009

Jovem com leucemia lança campanha para angariar fundos para tratamento em França

A família do jovem Mauro Filipe, de Vila Real, que há três anos combate uma leucemia, lançou uma campanha de angariação de fundos para experimentar um tratamento em França depois do IPO (Instituto Português de Oncologia) se ter recusado a responsabilizar-se pelo processo, avança a agência Lusa.

O tratamento foi sugerido pelos médicos que o seguem no IPO do Porto, só que a família de Mauro Filipe, que tem 23 anos e é pai de uma menina de 11 meses, diz que não possui possibilidades de pagar e, por isso mesmo, saiu à rua à procura de apoio.
A mãe lamentou que o IPO do Porto se tenha recusado a remeter o processo do filho ao serviço nacional de saúde francês, para que o Estado português se responsabilizasse pelo pagamento do tratamento, que custará dezenas de milhares de euros.
A confirmação da doença de Mauro chegou em 2006, três anos depois o jovem já fez dois tratamentos que provocaram a remissão da leucemia. Neste Verão, Mauro fez um transplante de medula óssea e ficou curado, mas por apenas mais três meses.
Agora, aconselhado pelos seus médicos, o jovem vê com esperança um tratamento num hospital universitário, localizado nos arredores de Paris, que “já teve sucesso em vários doentes".
“Em Portugal, os médicos já não têm mais nada para me oferecer”
"Em Portugal, os médicos já não têm mais nada para me oferecer no que diz respeito a tratamentos com fins curativos", referiu Mauro à agência Lusa.
Por se tratar de uma doença de progressão muito rápida, é já no dia 13 de Novembro que o jovem vai ter a primeira consulta em Paris com os médicos franceses.
Familiares e amigos de Mauro estão a desenvolver uma campanha com a distribuição de panfletos e de pequenos mealheiros para a angariação de fundos pelas várias lojas comerciais e organizações de Vila Real, bem como a venda de rifas e a abertura de uma conta bancária onde poderão ser depositados os donativos


(BPI - 0010.0000.43753910001.70).


(Retirado do Blog da Isa de Beja:http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt)

6 comentários:

Maguie Barreira disse...

Boa tarde

bom sabado
beijinhos
..

Anónimo disse...

Márcia diz:
LIINAAA...cade voce?!
To sentindo tua faltaaaaaaa....

...Será que mesmo com o tratamento sendo experimental,não há como a Universidade bancar o tratamento?!

beijinsss

Beijinhos de cor disse...

Lina

Vivi de perto um caso como este, e é muito difícil arranjar coragem para levar as coisas até ao fim! Há sempre quem ponha em dúvida a veracidade dos factos e optam pelo facilitismo de sacudir para trás das costas.

Desejo ao Mauro que consiga o alívio para a sua doença e à família a coragem de lutar por aquilo em que acreditam.

Um Beijinho cheio de Pó de Estrela

Maguie Barreira disse...

ai Lina tem o mesmo nome do meu filho Mauro, não quero nem imaginar se fosse o meu filho, a vida é dificil mesmo....
boa noite dorme com os anjos
bjs
..

Natália Fera disse...

Boa noite Lina.Até amanhã e beijinhos

Anónimo disse...

Márcia diz:

...espero que tenha tido um bom dia,Lina...
e que tenha uma abençoada noite!!

(vou contar bodes prá dormir,prá não atrapalhar com teus carneiros...)
beijinssssssss