sexta-feira, 19 de junho de 2009

sistema imunitário gosta de reishi


O sistema imunitário gosta de reishi
Investigadores israelitas da Universidade de Haifa descobriram compostos activos no reishi capazes de bloquear a evolução do cancro da próstata.
Os cogumelos reishi apresentam um potente efeito antioxidante, possuem propriedades antimutagénicas e aumentam alguns aspectos do sistema imunitário. Além disso, o ácido ganodérico presente na composição deste cogumelo tem-se mostrado um excelente auxílio no tratamento de alergias comuns, pela inibição dos mediadores químicos da inflamação.

O segredo está no conteúdo

Os corpos frutíferos utilizados na fitoterapia são constituídos por poli-holósidos.
Os poli-holósidos e as glicoproteínas apresentam actividades imunoestimulante, anticancerígena e antiviral. Os triterpenos são responsáveis pelas acções anti-inflamatória, hipolipemiante e hepatoprotectora.

O cogumelo reishi (Ganoderma lucidum) apresenta ainda actividades antiagregante plaquetária, relaxante muscular e anti-hipertensora. É um incrementador do sistema imunológico, sendo utilizado como coadjuvante no tratamento de asma e também no alívio de problemas alérgicos, digestivos e insónia, existindo ainda evidências da sua acção na redução dos níveis de colesterol e da aderência plaquetária.

Foi ainda comprovada a sua utilidade na cirrose hepática, hepatites agudas e crónicas, bem como a sua acção enquanto protector celular durante os tratamentos oncológicos. É principalmente indicado em doenças crónicas como imunoestimulante, hepatoprotector, antiviral e antitumoral, actuando ainda como coadjuvante no tratamento da diabetes mellitus.

Na página seguinte: A "erva de Deus" da medicina oriental.
Na China, por mais de 2000 anos, foi designado como “erva de Deus” e os imperadores chineses, ao longo de varina medicas dinastias, ordenavam que fossem procurados cogumelos reishi selvagens, encontrados nas montanhas de regiões distantes, acreditando que o seu consumo lhes traria saúde e a eterna juventude. O primeiro relato da utilização deste fungo data da época do primeiro imperador da China, Shih-huang da Dinastia Ch’in.


São vários os estudos que relatam as capacidades antimutagénicas e imunoestimulantes desta espécie ancestral, desde sempre reconhecida por desempenhar uma acção eficaz como coadjuvante no tratamento de várias patologias. No entanto, somente nos últimos 30 anos as propriedades medicinais do cogumelo reishi foram apresentadas ao mundo ocidental. Até ao final do século XX, o reishi era reservado principalmente para uso da realeza asiática ou de indivíduos com elevado poder de compra. Médicos chineses e japoneses há muito utilizam plantas como o ginseng e o astrágalo, combinadas com reishi (Ganoderma lucidum), para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com patologias oncológicas.

Para melhores resultados

O extracto seco de cogumelos reishi apresenta-se normalmente sob a forma de cápsulas, encontrando-se muitas vezes associado a extractos de outras espécies de cogumelos, como o shiitake e o maitake, cuja administração apresenta também benefícios ao nível do reforço do sistema imunitário. As acções sinérgicas destes três extractos reforçam-se e permitem obter resultados óptimos.

Retirado do blog Sapo



Sem comentários: