domingo, 14 de junho de 2009

Dia Mundial do Dador de Sangue






Em 2009, Dia Mundial do Dador de Sangue, a 14 de Junho, enfatiza doações 100 por cento voluntárias e não remuneradas.



Comemora-se, no dia 14 de Junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue. O objectivo consiste em criar uma maior consciencialização da necessidade de sangue inócuo para transfusões e da importância do dom de sangue. Será, também, uma ocasião para agradecer aos dadores de sangue.


Em 2009, o Dia Mundial do Dador de Sangue dá uma ênfase renovada ao melhoramento da segurança e à suficiência das reservas de sangue para alcançar doações 100 por cento voluntárias e não remuneradas de sangue e componentes sanguíneos.

Objectivos:


Recomendar abordagens inovadoras aos países que ainda não atingiram um nível de doações 100 por cento voluntárias, de forma a aumentar a participação comunitária e o envolvimento de jovens, através de programas nacionais para aumentar o número de dadores voluntários, substituir progressivamente a doação família/amigos e eliminar a doação remunerada.
Convidar os países que já atingiram doações de sangue 100 por cento voluntárias a intensificar os seus esforços, de maneira a aumentar o número de dadores regulares.
Instar os países que estão a estabelecer ou a expandir programas sobre componentes do sangue para que tais programas tenham por base a doação 100 por cento voluntária e não remunerada.
Encorajar os países que elaboraram mecanismos para aquisição de produtos de sangue a estabelecer cooperação com outros países para garantir fornecimentos adequados de tais produtos com base em doações voluntárias.

O primeiro Dia Mundial do Dador de Sangue teve lugar a 14 de Junho de 2004. As iniciativas e o interesse generalizado resultaram na aprovação da resolução WHA58.13 da Assembleia Mundial da Saúde de 2005, estabelecendo o Dia Mundial do Dador de Sangue como um evento anual.


O Dia Mundial do Dador de Sangue é coordenado conjuntamente por quatro parceiros fundadores: a Organização Mundial da Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea.


Todos os anos, estas organizações parceiras identificam um país para acolher um evento mundial do Dia Mundial do Dador de Sangue. Este ano é a Austrália, com o apoio do Governo australiano e em associação estreita com a Cruz Vermelha Australiana e o Serviço do Sangue da Cruz Vermelha Australiana.


Para saber mais, consulte:


Dia Mundial do Dador de Sangue
OMS - http://www.who.int/worldblooddonorday/ - em inglês
Instituto Português do Sangue, IP - http://www.ipsangue.org/












Aproveito para fazer uma Homenagem ao meu Sogro por todos os anos que deu sangue!
E quando chegou há idade limite e lhe disseram que a partir desse ano já não poderia dar mais, ele chorou :( e disse que era saudável e que podia continuar mas disseram-lhe que não era possível!

Durante uns anos e não sei se ainda acontece... chora e sente-se inútil nesse aspecto porque graças a Deus é uma pessoa com saúde e gostava de continuar a ajudar quem precisa desse bem precioso!

2 comentários:

Reflexos disse...

Pois aconteceu o mesmo com o meu Pai... foi uma tristeza mto grande para ele.

Lina Querubim disse...

Boa noite Reflexos bem vindo!
Tenha uma noite tranquila e uma boa semana!
Bj