terça-feira, 1 de julho de 2008

sol tem uma grande importância para a saúde do Homem.

sol tem uma grande importância para a saúde do Homem. Dependendo das características da pessoa e do tempo de exposição às suas radiações, pode produzir sobre o organismo uma série de repercussões que podem ser positivas ou negativas.

Como aspecto positivo destaca-se o papel que desempenha na prevenção de certas avitaminoses (falta de vitaminas). Concretamente, as radiações solares favorecem a produção de vitamina D, necessária para o metabolismo do cálcio e para evitar o raquitismo (doença caracterizada pela deformação dos ossos e que afecta fundamentalmente as crianças).

Como aspectos negativos, na pele, a exposição solar inadequada pode produzir queimaduras, escaldões, alterações de pigmentação, foto envelhecimento, cancro da pele, entre outras.


Os raios ultravioletas

A luz do Sol é composta de raios com comprimento de onda e energia variáveis. Uma parte dos raios solares (UVC) é retida pela camada de ozono, verdadeiro escudo que protege a Terra. Os ultravioletas (UVA e B) representam apenas uma pequena parte dos raios solares que agem sobre a pele.

Os UVB, são os mais perigosos para a pele. Sob a sua acção a camada córnea torna-se mais espessa.

As células que fabricam a melanina, o pigmento castanho da pele, activam-se e a pele começa a bronzear-se. O bronzeamento juntamente com o espessamento confere à pele uma certa protecção contra os malefícios do Sol, mas apenas durante um certo período de tempo. Uma dose demasiado intensa de UVB provoca escaldões e cancros da pele de que o melanoma é o mais perigoso.

Os UVA activam o envelhecimento da pele, que deixa de ser macia para criar rugas. Além disso, está provado que estes UVA são co-responsáveis pelo aparecimento do cancro cutâneo. Os cabelos secam e tornam-se quebradiços, sob o efeito dos UV.

As radiações U.V. estão presentes na luz do dia, em quantidade que varia com a latitude, a hora do dia e o índice de poluição. São mais intensos nas regiões próximas do Equador e nas regiões polares.

Indicações para se proteger

As indicações a seguir apresentadas referem-se aos adultos. As crianças são mais sensíveis e devem ser protegidas devidamente, como veremos adiante. Na segunda parte da vida, os adultos devem também ter precauções especiais, dado que a sua pele é mais fina e menos bem irrigada.

Sem comentários: