sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero

Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero
Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza iniciativas educativas e de sensibilização a nível nacional
A ECCA, Associação Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero, assinala, entre os dias 18 e 24 de Janeiro, a 3ª Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero. Para tal, conta com os apoios da União Internacional Contra o Cancro (UICC), da Organização Europeia Contra o Cancro (ECCO), da Associação Europeia das Ligas Contra o Cancro (ECL) e dos vários membros institucionais da ECCA.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro juntamente com os membros institucionais da ECCA (Sociedade Portuguesa de PapilomaVírus Humano, Secção de Colposcopia e Patologia Vulvo-Vaginal da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e IPO Lisboa) irão promover um conjunto de iniciativas que pretendem mobilizar a população na luta contra o cancro do colo do útero.

Através desta Semana Europeia de Prevenção, pretende-se elevar a consciencialização e conhecimento social sobre o cancro do colo do útero e as suas formas de prevenção. Por um lado, procura-se informar as mulheres europeias sobre esta doença, passível de ser prevenida, e alertá-las para as diferentes formas de prevenção. Por outro lado, também se ambiciona chamar a atenção dos políticos e das entidades de saúde pública europeias para a importância de se implementarem programas de prevenção contra o cancro do colo do útero em cada país.

O programa da 3ª Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero considera inúmeras actividades, organizadas pela própria ECCA e pelos seus membros institucionais.

Um dos momentos altos da iniciativa, a nível internacional, é a 3ª Cimeira Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero, que decorrerá em Bruxelas de 20 a 21 de Janeiro e contará com a participação dos membros da ECCA e de membros do Grupo de Interesse do Cancro do Colo do Útero do Parlamento Europeu. Juntos, analisarão o relatório realizado pela Comissão Europeia "Rastrear o Cancro na União Europeia", incluindo informações relativas ao países que não pertencem à União Europeia e adicionando recomendações referentes aos programas de vacinação contra o HPV.

Esta reunião contará com uma intervenção nacional de apresentação do projecto-piloto de rastreio a decorrer na região do Alentejo. Serão ainda discutidas as diferentes formas de intervenção para promover a vacinação contra o HPV a nível europeu.

Para além disso, a participação de Portugal na campanha STOP Cervical Cancer Petition[1], um abaixo assinado de âmbito europeu que pretende chamar a atenção das autoridades para os benefícios inerentes à concertação de programas de prevenção contra o cancro do colo do útero irá ser premiada.

Portugal alcançou excelentes resultados na implementação nesta iniciativa, contribuindo com 118.000 assinaturas, pelo que vai receber o prémio “Pérola da Sabedoria para a Prevenção do Cancro do Colo do Útero”, um símbolo da prevenção contra o cancro do colo do útero, apresentado pela primeira vez na edição anterior.

Este símbolo voltará a ser alvo de atenção, através da sua distribuição entre membros importantes da sociedade europeia (políticos, celebridades, entre outros) e da sua distribuição e integração numa campanha educativa presente nas ruas de várias cidades europeias, centros comerciais e centros médicos.

A nível nacional, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e os membros institucionais da ECCA vão promover acções de rastreio, distribuição de folhetos informativos em vários centros comerciais e uma sessão de esclarecimento sobre o cancro do colo do útero e outras doenças provocadas pelo HPV, que terá lugar no dia 23, no IPO do Porto.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai ainda dar início à recolha de assinaturas para apresentação de uma petição à Assembleia da República para a criação do Dia Nacional de Prevenção do Cancro do Colo do Útero.

Paralelamente, a campanha educativa e de sensibilização contra o cancro do colo do útero “Passa a Palavra”, vai ganhar um novo fôlego, marcando presença em vários suportes de comunicação por todo o país.

Também no âmbito da 3ª Semana Europeia de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero a Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar uma gala de recolha de fundos que se realizará no próximo dia 22 de Janeiro, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, e que conta com a participação de algumas cantoras que participaram no CD “Mulher” assim como outros nomes importantes do panorama musical Português que se quiseram juntar a esta causa. Os fundos recolhidos durante a “Gala Mulher Passa a Palavra”, vão reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

2009-01-16

(sapo)

2 comentários:

IsaLenca disse...

Eu já assinei.
Bom fim-de-semana.

Lina Querubim disse...

Bom fim de semana beijinhos