quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Rastreios gratuitos nas Caldas da Rainha

Rastreios gratuitos nas Caldas da Rainha

Projecto SMS realiza rastreios gratuitos nas Caldas da Rainha, de 15 a 17 de Outubro
O Projecto SMS - Solidariedade Médica e Social – vai realizar rastreios gratuitos, de 15 a 17 de Outubro, na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. Durante estes dias, entre as 10h00 e as 19h00, uma equipa constituída por médicos, técnicos e enfermeiros vai reforçar o apoio médico à população local.

Segundo os seus responsáveis, o Projecto SMS tem como objectivo chegar, de forma gratuita, a pessoas que, por razões geográficas ou sociais, estejam fora do núcleo urbano e que tenham necessidades básicas de cuidados de saúde. A acção nas Caldas da Rainha vai ter especial enfoque nas áreas de prevenção, rastreio, sensibilização e diagnóstico e pretende intervir a vários níveis, nomeadamente: medição de glicémia, colesterol, e tensão arterial, medição do monóxido de carbono do ar expirado, aconselhamento nutricional, postural e de planeamento familiar e consultas de medicina geral e familiar.

Amélia Pereira Coutinho, directora desta instituição, afirma que «O Projecto Solidariedade Médica e Social promove acções de prevenção, rastreio e diagnóstico, para dar resposta a necessidades específicas de algumas populações, neste caso das Caldas da Rainha, sempre numa perspectiva de complementaridade do trabalho desenvolvido pelas instituições locais. Com este projecto procuramos fazer a diferença, através de pequenos gestos e atitudes, dando o nosso melhor, o nosso trabalho e empenho, chegando cada vez a mais pessoas. Os testemunhos de quem connosco participou são o espelho da entrega e do que temos vindo a conseguir».

O Projecto SMS, prestes a comemorar o segundo aniversário, já realizou 15 acções nos mais diversos pontos do país, mobilizou mais de 300 voluntários, beneficiou mais de 19 mil pessoas e fez mais de 25 mil medições de tensão arterial, glicemia e colesterol.

2008-10-08

Sem comentários: