quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O que acontece na menopausa?

O que acontece na menopausa?
Durante este período de vida, os ovários das mulheres cessam de produzir estrogenos e testosterona.

Este fenómeno irá causar sintomas como afrontamentos, dores articulares, fadiga, secura vaginal perda da libido e insónias.

A perda de estrogeno também está associada a série de doenças graves, incluindo a osteoporose, perda dos dentes e declínio cognitivo.

Tenha em consideração a seguinte informação:
Afrontamentos, por vezes acompanhados de suores, são a resposta do corpo à descida dos níveis de estrogeno.
Durante um afrontamento, que dura tipicamente de 30 segundos a 5 minutos, o coração bate mais depressa e a temperatura do corpo aumenta.

Sexo doloroso causado por secura ou atrofia dos tecidos da vagina pode ser provocado pela queda dos níveis de estrogeno.

Metade das mulheres com mais de 50 anos irá sofrer uma fractura causada pela osteoporose.

Estudos recentes concluíram que existe um menor risco de AVC quando a TSH é iniciada antes dos 60 anos, mas não quando é iniciada após os 60 anos.

O Women’s Health Initiative Study (WHI) demonstrou que o risco de cancro da mama, para mulheres a fazer TSH:
diminui 7 casos por 10.000 mulheres por ano em mulheres sem útero a tomar estrogeno – apenas TSH; não aumenta significativamente se a TSH combinada estrogeno/progestogeno for tomada por menos de 5 anos; e aumenta 8 casos por 10.000 mulheres por ano, i.e. menos de 0,1% por ano se a TSH combinada for usada durante 5 ou mais anos.
A TSH é o meio mais eficaz para aliviar sintomas graves da menopausa, tais como afrontamentos, suores nocturnos e secura vaginal. Também ajuda a prevenir a osteoporose na pos-menopausa.
A TSH pode melhorar a qualidade de vida em algumas mulheres, mas existem riscos de trombose e outras alterações que variam com a idade e saúde de cada mulher.

Apesar de alguns medicamentos não-hormonais poderem ajudar em alguns sintomas da menopausa, as terapias complementares e alternativas ainda não provaram ser melhores que a terapia com placebo. A SPM divulga hoje os resultados do Inquérito Nacional às Mulheres em Menopausa e uma vez mais incentiva as mulheres a falar com os seus médicos sobre a sua menopausa no sentido de estabelecer um plano de saúde com a finalidade de melhorar a sua qualidade de vida.

A mensagem principal para as mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa é a de procurarem a ajuda de um médico qualificado e interessado em saúde na menopausa. A Sociedade Portuguesa de Menopausa pode indicar onde se deverá dirigir para uma consulta da menopausa.

Para mais informação visite o site da SPM, ou coloque a sua questão através do e.mail: geral@socportmenopausa.mail.pt.

A Sociedade Portuguesa de Menopausa é uma associação sem fins lucrativos dedicada a promover o conhecimento, estudo e investigação em todos os aspectos do envelhecimento nas mulheres.

Sem comentários: