domingo, 5 de outubro de 2008

MENSAGEM CONJUNTA POR OCASIÃO

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MENSAGEM CONJUNTA POR OCASIÃO
DO DIA INTERNCAIONAL DO PROFESSOR
5 DE OUTUBRO DE 2002
Se você não é um professor, pense por um momento o motivo por que não escolheu essa profissão. Que seria necessário, no seu país, para atrair alguém como você e prepará-lo para ter essa responsabilidade? De que forma poderia alguém como você responder às necessidades de aprendizagem das crianças, especialmente as que são tratadas com discriminação, como as meninas? Por outro lado, se essa já é a sua profissão, esteja certo de que as Nações Unidas e todos os seus associados apoiam e defendem os seus direitos, e compreendem a plenitude das suas responsabilidades.
As frustrações subjacentes que provocam tantas tensões e conflitos em todo o mundo enfatizam a necessidade de termos uma sociedade com mais educação e maior tolerância. Os professores são fundamentais em qualquer processo destinado a elevar o nível educacional, a promover o aprendizado da vida em comum, pacificamente, e a eliminar a discriminação. Os professores trabalham com crianças e jovens que precisarão contribuir, agora e mais tarde, quando forem adultos, à criação de sociedades mais tolerantes. No entanto, justamente quando é preciso que haja um maior número de professores para proporcionar essa educação, o fato alarmante é que muitos países estão enfrentando uma escassez de professores. Na condição de dirigentes dos órgãos das Nações Unidas interessados mais de perto nesses profissionais, queremos estimular os governos, assim como a sociedade de modo geral, a refletir seriamente sobre esse dilema, e a tomar as providências apropriadas. O papel crucial desempenhado pelos professores, em toda parte, não deve ser subestimado ou dado como certo.
Nesta data homenageamos aqueles que escolhem e se dedicam a uma carreira como a de professor, sabendo que nem todos têm condições de
ensinar de modo efetivo --- em ambiente formal ou informal --- e que, por mais sofisticados que possam tornar-se alguns dos instrumentos usados nessa atividade, eles não podem substituir o contato humano, a compreensão e o julgamento por um professor com treinamento profissional. Recomendamos assim aos governos garantir boas condições de trabalho e de vida, físicas, morais e de remuneração aos professores, conforme estabelecem as duas Recomendações internacionais relativas à condição do professor.
É igualmente vital que os professores e as suas organizações, como as outras entidades com forte interesse na educação --- as de estudantes e pais, por exemplo --- tenham uma voz efetiva no processo decisório sobre as inovações e reformas educacionais, mediante um procedimento muito ampliado de diálogo social, em todos os níveis, com as autoridades do campo da educação.
Na recente Sessão Especial das Nações Unidas sobre as Crianças, realizada em Nova York em maio de 2002, um jovem delegado disse:
“O que precisamos são bons professores que possam fazer com que as pessoas se questionem e se perguntem o que sabem sobre o mundo; e que transformem comunidades em escolas. O que precisamos são bons professores.” (Nikki Sanchez-Hood, 15 anos, Canadá)
No Dia Interncaional do Professor de 2002 aplaudimos os professores de todo o mundo.
Koichiro Matsuura Juan Somavia
Diretor-Geral Diretor-Geral
UNESCO ILO
Mark Malloch Brown Carol Bellamy
Administrador Diretor-Executivo
Diretor UNICEF
UNDP

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