quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A judoca Telma Monteiro




A judoca Telma Monteiro está a transformar a sua participação no Mundial de Judo num autêntico passeio. depois de eliminar a campeã olímpica em título, em apenas 14 segundos, e a número três mundial, a atleta portuguesa garantiu uma presença nas meias-finais de forma fácil.

A terceira "vítima" da líder do ranking mundial na categria de -57kg foi a polaca Malgorzata Bielak, que Telma Monteiro derrotou por ippon no combate relativo aos quartos-de-final. Uma presa fácil para a judoca portuguesa, que chegou a Roterdão, na Holanda, onde decorre o Campeonato do Mundo, com o objectivo de lutar pelo título mundial.

Agora, a passagem à final da prova está dependente de mais uma vitória. Nas "meias", a adversária da atleta portuguesa é a azerbaijana Kifayat Gasimova, de 26 anos, medalha de ouro nesta categoria na Taça do Mundo de 2008. Pelo currículo, será uma atleta acessível para Telma Monteiro, campeã europeia em título e líder do "ranking" mundial, mas essa supremacia terá de ser provada no tapete. A decisão está marcada para as 14h (hora de Portugal Continental).

Na caminhada até às meias-finais, Telma já afastou três adversárias, a primeira dos quais foi a campeã olímpica de 2008, Giulia Quintavalle, derrotada por ippon, ao fim de apenas 14 segundos de combate. Isenta da primeira ronda, e depois de afastar a italiana, Telma Monteiro prosseguiu para os quartos-de-final depois de bater a espanhola Concepción Bellorin, tendo selado a qualificação para as meias-feinais frente a esta adversária polaca.

Na outra meia-final, medirão forças a japonesa Kaori Matsumoto e a francesa Morgane Ribout (FRA), duas judocas de topo

Sem comentários: