domingo, 28 de junho de 2009

O que é um biotério?

O que é um biotério?
Um biotério é um local onde são criados e mantidos animais (como ratos, cães e coelhos) com a finalidade de serem usados como cobaias em experimentação animal.

São competências de um biotério:

- A criação e manutenção de animais de laboratório até serem vendidos/cedidos para laboratórios de experimentação;

- Assegurar o aprovisionamento dos equipamentos e dos meios necessários às operações relativas aos animais de laboratório;

- Assegurar o cumprimento das normas legais em vigor sobre a criação e manutenção dos animais de laboratório, bem como as normas da autoridade nacional em biotérios;

- Manter o registo da entrada e saída de todos os animais.

Apesar de a lei exigir que exista um comité de ética para monitorizar o bom funcionamento das práticas laboratoriais, na prática esta fiscalização interna é reduzida ou nula em quase todos os biotérios nacionais.

---------------------------------------------------------------------------------------------
No passado dia 24 de Abril, Dia Mundial do Animal de Laboratório, a Plataforma de Objecção do Biotério organizou uma marcha contra a construção do Biotério da Fundação Champalimaud, que está actualmente projectado para ser construído na Azambuja.
Nesta marcha participaram mais de 100 pessoas, algumas delas investigadoras nas áreas da Biologia, Veterinária, Bioinformática, Farmácia, entre outras, num percurso de cerca de 1800 metros entre a Fundação Champalimaud (Saldanha) e a Fundação Gulbenkian (perto da Praça de Espanha).
Esta foi a primeira de muitas iniciativas públicas que pretende expor o erro que é a construção, com dinheiro públicos, de uma enorme infra-estrutura (biotério) que irá produzir um recurso (cobaias) que a médio/longo prazo deixará de ser necessário graças aos avanços na descoberta de alternativas sem animais.
A Plataforma irá propôr, através de uma petição em papel dirigida à Assembleia da República, a construção de um Centro Europeu de Validação de Métodos Alternativos em substituição ao investimento feito neste projecto condenado.
Notícia no Público
Notícia no Jornal de Notícias

Sem comentários: