domingo, 5 de abril de 2009

Sete «guerreiras» sobem ao palco- IOL



São sete mulheres, sete «guerreiras» que em comum têm uma história de luta contra um dos males mais mortais para as mulheres de hoje: o cancro da mama. Uma luta que encontrou apoio na Internet e que este sábado sobe ao palco, em Rio Maior, com a peça «Rosa Esperança». O espectáculo conta ainda com a colaboração de vários costureiros conceituados e uma exposição de fotografia.

As sete protagonistas têm em comum o trauma da doença. Nenhuma é actriz, mas todas encarnam de viva voz um papel que desempenharam na vida real. O projecto nasce da mão de Rui Germano, advogado, vereador na Câmara de Rio Maior e encenador, que há 26 anos, na sua infância, viveu o drama da doença, quando a própria mãe, Cacilda Germano, hoje com 68 anos e uma das «actrizes» da sua peça, viveu a luta contra a doença.

A Internet desempenhou também um papel crucial no projecto, uma vez que Rui Germano foi marcado pela perca de uma amiga vítima da doença, que criou o blog superglamorosas. Através deste espaço encontraram-se as sete mulheres, de vários pontos do país, que abraçaram o projecto.

Para já, o espectáculo tem sessões marcadas no cine-teatro de Rio Maior para os dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de Abril (sábados às 21:30 e domingos às 17:00) - com a estreia já esgotada - e no Cine-teatro de Alcobaça para 02 de Maio.

Sendo uma produção da «Quem Não Tem Cão - Oficina de Artistas», o projecto envolveu também a escola Oficina da Imagem, que permitiu a elaboração de uma imagem representativa de cada actriz, em estúdio. As 11 fotos com 1 metro por 0,70 vão «andar pela cidade» neste período, para chamar a atenção para o projecto.

Na sequência destas imagens surge também uma exposição com meia centena de imagens sobre o tema e que pretende também sensibilizar para a prevenção do cancro da mama. As imagens vão ser expostas em Rio Maior a partir de dia 12, no Cineteatro casa da cultura de Rio Maior, e estará patente até ao dia 26 de Abril. Mais informações aqui.

O espectáculo termina com um quadro final, resultado de um desafio lançado a sete costureiros/estilistas - Augustus, Cristina Lopes, Fátima Lopes, João Rolo, Luis Buchinho, Nuno Gama e Rafael Freitas. «Queremos deixar uma imagem de glamour, que estas mulheres não perdem, ter um final cheio de charme», afirmou Rui Germano.

*Com Lusa


Por: Cláudia Lima da Costa

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Lina

Ontem dia 5, voltei a marcar presença jentamente com o meu marido no Cine-teatro para mais um espectáculo de Rosa Esperança.
Na ante-estreia e estreia tentei concentrar-me mais na própria produção do espectáculo e abstrair-me um pouco de todas as emoções. Ontem
fui traída porque absorvi tudo!
Garantidamente que a mensagem passou!
E quem melhor para o afirmar-mos que nós que já passámos por tudo isto?
No meu caso sendo uma guerreira à cinco anos, mas ainda em luta e também havendo perdido a minha mãe com cancro da mama e que por coincidência partilhámos a mesma doença praticamente ao mesmo tempo deixou-me de rastos
física e psicológicamente.
Com a ajuda preciosa de meu marido (meu anjo da guarda) e minha filha encontrei forças para
continuar a luta e a ACREDITAR.
A fé também esteve presente ao longo de todo este tempo.
Assistindo ao que estava a ser transmitido em palco é difícil querer-mos evitar o que é inevitável, o reviver de tanta s emoções!
A todos os que estão em palco estou profundamente reconhecida pelo que nos foi dado, mas a Lily tocou-me profundamente no coração. Silenciosamente em palco junto ao seu Puma ELA É UMA ROSA ESPERANÇA em todo o seu ser! Palavras para quê?
Depois um dos lados positivos deste projecto é eu ter tido a possibilidade de conhercer outras guerreiras que também já habitam no meu coração.
Bem hajam por tanta felicidade!

Beijinho


Rosa

Lina Querubim disse...

Boa tarde Rosa

Pois é...eu sinto sempre da mesma forma revivo todas as palavras, gestos, movimentos e as Amigas que já não estão entre nós...:((( tb estão no meu pensamento!
Também a minha situação é muito recente fez no passado mês de Março dia 10, um ano que fui operada.
Tem alguns momentos que vivo com grande sofrimento a visita dos Pais ao hospital eu já não tenho os dois :( a hora em que todas chamam por alguém e uma diz MÃE e a chegada a casa depois da alta do hospital e ter aquele Ser lindo e Maravilhoso (Mãe) á nossa espera tb não tive...mas sei que lá em cima alguém olha por mim! E Deus está comigo e indica-me o caminho certo, aquele que devo seguír.
As Amigas de luta que vamos criando são um bálsamo para aqueles dias menos bons e nos ajudam a arrebitar, a elas um bem haja :)
Adoro-vos...!!! uma palavra que era dita muitas vezes por uma Amiga a Aidinha que agora é uma das Estrelas que ilumina o céu e as nossa vidas!

Beijinhos Rosa
e para todas as Amigas