quarta-feira, 8 de abril de 2009

Doença mata mais de 20 mil pessoas por ano em Portugal




Doença mata mais de 20 mil pessoas por ano em Portugal
Nova linha telefónica de apoio assinala hoje Dia Mundial Contra o Cancro
04.02.2008 - 08h46 Lusa
O lançamento de uma nova linha telefónica de apoio aos doentes oncológicos assinala hoje o Dia Mundial Contra o Cancro, doença que mata mais de 20 mil pessoas por ano em Portugal e que é a segunda causa de morte no país.

Para assinalar o Dia Mundial Contra o Cancro "a boa surpresa que a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem para todos os doentes oncológicos vai ser o lançamento da 'Linha Cancro'", afirmou o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Vítor Veloso.

"Trata-se de uma equipa de psicólogos e enfermeiros que dá apoio psico-emocional aos doentes, porque é importante saber que têm uma voz para os ajudar e os encaminhar para os locais de tratamento mais adequados e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter", explicou.

Mais do que informar, a linha visa "apoiar e ajudar os doentes a encararem a doença de uma forma mais positiva, ajudando-os a encontrar formas e forças para lidar com todas as implicações pessoais, profissionais e sociais da doença".

Através da "Linha Cancro" irá ser possível "esclarecer questões relacionadas com diagnóstico e tratamento e direitos legais das pessoas com cancro", como também recolher "informações sobre prevenção e rastreio", acrescenta o mesmo comunicado.

O serviço estará disponível todos os dias úteis, das 17h00 às 22h00, através do número de 808 255 255.

Durante este ano, a LPCC propõe-se também "reforçar a prevenção e estar presente em todo o país com o rastreio do cancro da mama, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde (ARS)", adiantou Rui Veloso.

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) anunciou por seu lado que para assinalar este dia vai organizar sessões de fotoeducação durante o mês de Março, em Lisboa e no Porto, destinadas a profissionais das áreas do ensino e da saúde.

A fotoeducação pretende educar "sobre os cuidados a ter no relacionamento com a exposição" solar e é "considerada com uma das estratégias fundamentais no combate contra o cancro cutâneo", de acordo com a APCC.

O cancro cutâneo é uma patologia que se encontra em crescimento a nível global, mas que, quando detectada precocemente, apresenta elevados índices de cura.

De acordo com os dados da Direcção-Geral de Saúde (DGS), em 2005 o total de óbitos por tumores malignos foi de 23.232, mais 395 casos do que no ano anterior.

Segundo a mesma fonte, o cancro é a segunda causa de morte em Portugal, logo a seguir à morte por doença do aparelho circulatório.

Vítor Veloso, explicou que "em Portugal, o cancro que vitima mais mulheres é o da mama, seguido dos tumores colorectal e do pulmão, enquanto o cancro do pulmão é o que provoca mais vítimas no sexo masculino, seguido do cancro colorectal e gastro".

Sem comentários: