quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro



Hoje é Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A data foi definida, em 2000, pela União internacional Contra o Cancro (UICC) , na denominada Carta de Paris. O documento serve para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, sem intervir sobre o problema, até 2015 devam morrer vítimas de cancro 84 milhões de pessoas. Os dados referentes a 2007 apontam para quase nove milhões de mortes por cancro, o correspondente a 13 por cento do total de óbitos registados nesse ano.

Por cá, os números mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) são de 2006. Divulgou ontem o INE que a doença matou nesse ano mais de 22 200 pessoas, sendo os tumores malignos que mais vitimaram os da laringe / traqueia, brônquios e pulmões, cancro do cólon e cancro do estômago. Ainda assim 2,25 por cento abaixo das mortes por cancro registadas em 2005.

Este ano, a UICC elegeu como lema para o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro “Eu amo a minha infância activa sã”, no âmbito da campanha de prevenção do cancro denominada “As crianças de hoje, o Mundo de amanhã”.

Preocupados com a doença estão os alunos das turmas do 12º D e K da Escola Secundária da Maia, no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Decidiram promover um Dia Aberto, no sábado, como complemento ao trabalho final. E é no sábado, de forma a “amplificar a pessoas exteriores à escola e não só aos alunos”, sublinha a porta-voz, Rita Soares.

A mesma aluna explica que o objectivo é angariar fundos para a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas, apesar de não ter sido a primeira escolha. Chegaram a pensar no Instituto Português de Oncologia.

Ouça as declarações de Rita Soares:



Entre as 14h00 e as 18h00 de sábado, o Dia Aberto na Escola Secundária da Maia contempla a apresentação de testemunhos, palestras de especialistas e ainda workshops. Pelo meio, haverá ainda um lanche, sendo uma parte preparada pelos alunos e o restante já oferecido por estabelecimentos da cidade.

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição desta semana de Primeira Mão)

3 comentários:

Unknown disse...

Querida Lina.
Um grande beijinho para si e para o Quim, desejo também uma santa Páscoa.

Madalena disse...

Um beijinho. Que fique tudo bem contigo rapidamente. Hoje é o dia que nós conhecemos bem!

Lina Querubim disse...

Boa tarde Zélia :)
Obrigado pelos beijinhos nós tb lhe mandamos muito e uma Páscoa feliz para todos!

Madalena é conheço sim não á muito tempo mas o suficiente para saber o que significa.Desejo para ti aquilo que desejo para mim,muita saúde!!!
Beijinhos