segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Impede desenvolvimento do tumor in Sic Online

Impede desenvolvimento do tumor in Sic Online
Uma enzima que poderá travar o cancro da mama
Cientistas japoneses identificaram uma enzima que poderá ter um efeito supressor do cancro da mama. Uma descoberta que vem estimular a investigação de novas terapias de combate ao segundo tipo de cancro mais comum.
A enzima CHIP – presente no tecido mamário – tem a capacidade de impedir o desenvolvimento do cancro porque deteriora um número considerável de proteínas que causam cancro, afirmam os cientistas num estudo publicado na revista Nature Cell Biology.

Na experiência conduzida por Junn Yanagisawa, da Universidade de Tsukuba, foram injectados dois tipos de células de cancro da mama em ratinhos. Uma continha a enzima CHIP e a outra não. No grupo de ratos injectados com a enzima, os tumores eram menores.

Foram obtidos os mesmos resultados numa experiência paralela com uma linhagem de células cancerígenas mais agressiva.

“Concluímos que a proteína CHIP impede o crescimento e as metástases dos tumores mamários”, disse Yanagisawa à agência Reuters.

“Nos tratamentos de cancro da mama a medição dos níveis da proteína CHIP nos tumores constituirá uma informação valiosa. Além disso, será também interessante desenvolver um tipo de tratamento que aumente os níveis desta proteína”, afirmou
o cientista. *

Sem comentários: