sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Tai Chi Chuan





Tai Chi Chuan: A arte do espirito Chinesa
Terça, 09 Março 2004 00:00 administrador
A ginástica chinesa e arte marcial Tai Chi Chuan, é já praticada pelo mundo inteiro, proporcionando efeitos muito positivos para a saúde mental e física.
A ginástica chinesa e arte marcial Tai Chi Chuan, é já praticada pelo mundo inteiro, proporcionando efeitos muito positivos para a saúde mental e física. Um conjunto de exercícios lentos, calmos, quase em jeito de dança e dotados de energia, compõem a arte do Tai Chi Chuan.

A denominação Tai Chi é aplicada na romanização da Formosa ou de outras comunidades chinesas, que não adoptaram o pin yin. Portanto, se vir escrito desta forma ou Tai Ji Quan, fique a saber que é a mesma arte e ginástica. Esta segunda possibilidade de escrita, tem a ver com a adopção da romanização fonética, o pin yin, proveniente do mandarim, chinês oficial.

O Tai Chi, na sua origem é a representação, a crença e filosofia, a intuição, a meta, o "Supremo Polo". Das origens desta representação, provem o Tai Chi Chuan. Esta é a verdadeira arte, a acção, o movimento, o empírico, o caminho. Assim, o Tai Chi Chuan, é a arma de conquista para se atingir a meta e o ponto de equilibrio.

Da harmonia entre os opostos do Yin e o Yang do símbolo do Tai Chi, nascem as ordens e os princípios. Tudo o que o Tai Chi representa, é veiculado para a teoria pelo Tai Chi Chuan. Por isso, o primeiro é a meta e o segundo o seu caminho, para a alcançar.

O Tai Chi Chuan é ainda motivo de estudo para muitos interessados nesta área, demonstrando que a sua prática, revela equilíbrio e bem estar. Este tipo de ginástica ou arte marcial, condiciona a abertura da mente para novas ideias, resolvendo problemas e conflitos presentes.

No que compete ao nível físico, esta prática revela execelentes resultados no sistema nervoso, tanto nos adeptos, praticantes ou mesmo nos doentes com disfunções psicológicas. Os músculos, as articulações e as estruturas ósseas ficam fortalecidos, predominando a elasticidadee a flexibilidade, tanto muscular como articular.

O Tai Chi Chuan, promove uma maior ligação com o espaço exterior em seu redor, aliviando o stress, a tensão, os estados depressivos e a ansiedade. O equilibrio e o bem estar moral, são favorecidos e privilegiados com esta prática oriental., que pode ser exercida por qualquer pessoa, independentemente da idade.

"Mais do que uma arte guerrreira, o Tai Chi Chuan é hoje uma arte de ética e de comportamento", servindo o bem estar da pessoa e não propriamente a sua auto defesa, como em tempos passados.

Procure um ginásio de técnicas orientais, para soltar o seu espiríto e encontrar o verdadeiro caminho para a meta, que pretende alcançar. Toda o fluido mental que não é desejado, é libertado através da simbologia dos movimentos do Tai Chi Chuan. Experimente...

4 comentários:

Alda disse...

Com Tai Chi Chuan, um bom fim de semana.
Beijinhos

Lina Querubim disse...

Beijinhos e bom fim de semana*

Anónimo disse...

Bom fim-de-semana

Bjs

SofiaSobral

Cláudia Rodrigues disse...

Olá, Lina
Conheces algum sítio onde praticar Tai Chi em Alverca?
Um abraço