sexta-feira, 14 de novembro de 2008

No dia 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes


Dia Mundial da Diabetes: Hospital Curry Cabral promove Rastreio gratuito à Diabetes
Carla Carrinho

No dia 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes, os profissionais de saúde do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, vão realizar rastreios gratuitos à população, entre as 10h00 e as 15h00.

Durante este dia, todos os interessados poderão dirigir-se à tenda situada no recinto do Hospital Curry Cabral e fazer uma avaliação da sua condição física, nomeadamente a medição da tensão arterial, glicemia, colesterol, índice de massa corporal, peso e altura.

Os profissionais de saúde presentes vão também, prestar informação sobre a importância de uma vida saudável, uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico regular, como condição preponderante para prevenir o aparecimento da Diabetes e sempre que necessário farão o reencaminhamento das pessoas para os serviços de saúde competentes.

A Diabetes é uma doença crónica que atinge mais de 500 mil pessoas em Portugal, estimando-se que existam mais de 230 milhões de diabéticos em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença e prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década.

A gestão da Diabetes implica cada vez mais, uma equipa multidisciplinar que progressivamente tem sido alargada a profissionais de saúde de diversas formações. Para além do médico, outros profissionais, como o enfermeiro, dietista, psicólogo ou podologista e o próprio diabético têm vindo a enriquecer a dinâmica em torno da Diabetes.

Sem comentários: