segunda-feira, 14 de setembro de 2009

No Jornal -O Ribatejo- “Rosa, Esperança” – 2ª Temporada




“Rosa, Esperança” – 2ª Temporada
Autor Vania Clemente Lazer, twitter Sep 14, 2009

Depois do sucesso “Rosa, Esperança”, Rui Germano, encenador do grupo “Quem não tem cão” – Oficina de artistas, e autor do texto, da encenação e concepção técnica, apresenta-nos uma segunda temporada com novidades a não perder.

“Rosa, Esperança”, reaparece nos palcos portugueses. Que novidades apresentam ao público?

- A grande novidade do “Rosa, Esperança”, é que vamos fazer uma digressão pelo país e levar a esperança o mais longe possível e ao maior número de mulheres. Para além, de uma nova abordagem introdutória.

Como é que caracteriza esta nova abordagem da peça?

- Esta peça é muito forte e complexa. É uma abordagem real. Mostra as fases pela qual a mulher tem que passar, . Desde a descoberta, o choque, passando pelas etapas do tratamento e nunca esquecendo a ideia da morte que acaba por estar sempre presente.

Quando cai o pano há sempre uma sensação nova a viver?

- Quando cai o pano e acaba o espectáculo, há sempre uma sensação nova que se vive. Cada espectáculo é único e é a plateia que o faz. Se o público vibra as Mulheres que estão em cima do palco a contar a sua luta pessoal, na primeira pessoa, também vibram. e acabam por estar mais predispostas a contar a sua história. Ao terminar, há sempre a sensação de alívio e de satisfação.

Como é que adjectiva esta peça?

Se tivesse que adjectivar esta peça, certamente que seria esperança! Muita esperança porque é uma doença complicada, muito grave e que acima de tudo, deve ser tratada sem complexos. As mulheres devem expor as suas dúvidas, falar abertamente, sem pudor ou repulsa. E mesmo quando não se vive uma doença destas, a mulher deve estar atenta a todos os sinais do seu corpo, deve fazer a apalpação, o rastreio, não se pode pensar que só acontece aos outros. Por isso mesmo, Esperança é sem duvida uma mensagem de optimismo.

Sabemos que podemos salvar vidas.

As datas de espectáculo já agendadas para este ano são:

19 e 20 de Setembro – Rio Maior.
26 de Setembro – Ovar. (implica passar a noite)
3 de Outubro – Faro. (implica passar a noite)
10 de Outubro – Santiago do Cacem
24 Outubro – Viana do Castelo. (implica passar a noite)
31 de Outubro – Guimarães. (implica passar a noite)
7 de Novembro Benavente
14 de Novembro Samora Correia
5 de dezembro – Leiria

Sem comentários: