sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Paula Amorim * Mais uma ESTRELINHA no CÉU

O poderoso testemunho de uma mulher que venceu a doença
“Esta experiência por que passei só a mim pertence. Encaro-a e partilho-a, porque ela me fez ver o mundo com olhos diferentes de outrora! Mudamos um pouco a maneira de ser. Não aceitamos perder tempo com coisas insignificantes, não sabemos o que é a vida nem o quanto ela vale. Hoje, sei o que é a nossa vida, o quanto vale. Hoje, sei que a nossa vida tem realmente um fim.

Não vivamos de ilusões. A vida é e será sempre um mistério para cada um de nós!”
O título diz tudo, ou quase tudo, porque uma coisa é ler e outra é viver as agruras de uma doença atroz e que, durante muito tempo, significava praticamente a morte, no meio de sofrimentos horríveis.
E ainda, hoje o é em milhares de casos em todo o mundo.
No entanto, graças aos progressos da medicina e a uma política de prevenção e de detecção atempadas da doença, tem sido possível diminuir significativamente os estragos causados por um mal que raramente perdoava.
Mas para o vencer é vital a atitude do paciente e, no caso de Paula Amorim, ela mostrou que estava à altura do desafio, qual David perante Golias.
Luta titânica, sofrida, que só uma mulher forte e corajosa, imbuida de uma fé e uma força interior inabaláveis, seria capaz de enfrentar com êxito.
E a Paula conseguiu-o, e é esse percurso tormentoso, que ela numa linguagem simples e com uma franqueza desarmante, nos dá a conhecer, e nós seguimos, ora admirados ora comovidos, através do seu livro, apresentado no Centro Comunitário de S. José, desta vila, no passado dia 4, pelo seu primo Victor Castilho, com a presença do presidente da Câmara, Francisco Araújo, do editor do livro e de muitos familiares e amigos que quase encheram o auditório daquela instituição.
Victor Castilho referiu-se à edição e ao drama de sua prima com aquela sensibilidade e engenho que todos lhe conhecemos, e – porque não dizê-lo? – também com aquela elegância de linguagem e cultura dos valores arcuenses, que lhe são caros, o que amenizou sobremaneira a gravidade e delicadeza do tema, e Francisco Araújo, ao final, afirmou: “É importante que alguém tenha a vontade, mas acima de tudo a capacidade de despertar consciências, dando testemunhos de vida.”
O livro tem prefácio de seu tio Alberto Lima.
De salientar, que a Paula no meio das suas dores e sofrimentos ainda arranjava tempo para pensar e preocupar-se com o problemas dos outros, designadamente de sua mãe, familiares e amigas.
E a culminar todos estes sentimentos de grandeza e humanismo, a Paula resolveu destinar o rendimento deste livro ao tratamento das crianças atingidas por este mesmo mal.
Para a autora do livro a nossa simpatia e sincera admiração.
Nota – O lançamento do livro realizou-se no passado dia 7 de Março, na Biblioteca Garret, no Palácio de Cristal, no Porto, e contou com a presença de muito público, mais de 300 pessoas, e muitas individualidades, entre as quais Santana Lopes, chegando agora a vez dos Arcuenses terem acesso à obra literária de Paula Amorim, editada pela Palimage A Imagem e a Palavra, de Braga.
8 de Abril - Dia da Luta contra o Cancro

( A Paula Amorim conheci através duma entrevista na TV comprei o livro dela li-o logo. Foi uma experiência de vida duma Guerreira.
Trocamos algumas msgs nos blogs e perguntava por ela á Cinda soube que estava de novo a lutar...agora li no blog da Isa de Beja que a Paula virou estrela...até á eternidade descansa em Paz fica com Deus*)
Lina

1 comentário:

Maria de Lourdes disse...

É verdade Lina
além de conhecimentos para saber escrever um livro é preciso, ser Mulher com (M) muito grande para passar para o papel, tudo o que nos vai na alma quando se encontra a caminho do fim:Bem Haja e que Deus a tenha em Sua Glória.
por estes dias vou a Lisboa espero encontrar o livro.
Beijinhos para ti e um óptimo fim de semsna