quinta-feira, 23 de abril de 2009

Anorexia



Jovem de 19 anos mede 1,80 m e pesa 49 kg Finalista em concurso para Miss na Austrália é “pele e osso” Stephanie Naumoska é “pele e osso”. Quem assim define a jovem candidata a Miss é um grupo de médicos que pretende alertar os organizadores do concurso que diz promover “a saúde e corpos bem proporcionados”. A polémica está instalada na Austrália, na escolha da sua representante na competição internacional Miss Universo.
SIC

A jovem modelo de 19 anos mede 1,80 m, pesa 49 quilogramas e tem um índice de massa corporal de 15,1. Oficialmente, os valores inferiores a 18 equivalem a casos de malnutrição.

Os especialistas não têm dúvidas, Naumoska, uma das 32 finalistas escolhidas entre mais de 7000, está “perigosamente desnutrida” e não deveria participar num concurso de beleza que pretende promover “corpos sãos e bem proporcionados”.

“Ossuda e bonita?”, surge num dos títulos da imprensa australiana que dá grande destaque ao caso. A imagem de Naumoska aparece também em diversos jornais estrangeiros e o debate sobre o domínio da magreza no mundo da moda está de novo em cima da mesa.

“Necessita de análises ao sangue e supervisão nutricional”, declarou o nutricionista Melanie McGrice, citado pelo jornal espanhol El Mundo, que acrescentou ainda que gostaria muito de investigar se a jovem sofre de algum distúrbio alimentar.



A directora do concurso, por seu lado, justificou a magreza extrema de Naumoska com a sua ascendência macedónia: “Têm corpos longos e ossos estreitos. É o seu tipo físico, tal como as asiáticas são de baixa estatura”.

A presidente da Associação Médica Australiana, Rosanna Capolingua, indicou que o concurso deveria impor o limite de 20 de índice de massa corporal às suas participantes: “O mais grave é a imagem que passa para as outras raparigas que podem vê-la como normal quando, na realidade, não é”.

Entretanto, e apesar da polémica, a Austrália já escolheu a sua representante. Naumoska foi derrotado pela apresentadora de televisão Rachael Finch, de 20 anos, que será a australiana na competição Miss Universo, em Agosto, nas Bahamas.

2 comentários:

Nela disse...

Estes exemplos, além do mal que fazem a si próprias, contribuem para um problema mundial - distúrbios alimentares. A perseguição da imagem perfeita consegue destruir muitas vidas. Este é, sem dúvida, um caso de saúde pública e as organizações que aceitam pessoas assim estão a contribuir para o problema.

Passe a publicidade, quero deixar um agradecimento à Dove e à sua campanha de beleza natural, com mulheres normais, de pernas redondas e anca cheia - como é normal... Esses sim, contribuem positivamente para a saúde pública e ajudam a educar as nossas adolescentes.

Lina Querubim disse...

E mai nada!!!

Conheco alguns casos :( estas passam a ser o tipo de corpo ideal para muitas adolescentes. Já vi filmes e reportagens sobre o assunto onde grande parte deles o final é muito triste! :((

A Dove mostra Mulheres comuns, umas com mais uma gordorinha outras com menos mas a realidade de um corpo sem passar por lipos, dietas malukas e anorexia.

Beijinhos Nela