quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Novo guia de apoio à diabetes acaba de ser editado



Novo guia de apoio à diabetes acaba de ser editado
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal acaba de lançar no mercado o livro "Diabetes Tipo 2 – Um Guia de Apoio e Orientação"
"Diabetes Tipo 2 – Um Guia de Apoio e Orientação" é o novo da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o objectivo de informar e orientar os leitores na prevenção e no combate a esta doença que afecta largos milhares de portugueses. Alimentação, exercício físico, autovigilância, prevenção e aspectos psicológicos são alguns dos temas em análise. A edição é da Lidel - Edições Técnicas.

Dirigido a diabéticos, mas também a médicos, enfermeiros, nutricionistas, dietistas e todos os que necessitam de obter informação ou complementar a sua formação na área da doença, este livro, que custa cerca de 15 euros, é o resultado da experiência de mais de 80 anos da APDP a cuidar de pessoas com diabetes.

A diabetes é uma doença em rápida expansão, sobretudo devido ao aumento da incidência e prevalência da diabetes tipo 2. As estimativas da Federação Internacional de Diabetes prevêem que em 2025 existam mais de um milhão de diabéticos, tudo indicando que esta previsão possa ainda ser ultrapassada.

A luta contra a diabetes passa pela prevenção em acções integradas na educação para a saúde, pelo diagnóstico precoce e por uma boa rede de cuidados ao diabético. A detecção e intervenção precoces na diabetes são tão necessárias como conseguir um bom controlo metabólico de todos os diabéticos. Este livro pretende assim, contribuir para uma tomada de decisão consciente na área da diabetes.

Eis os conteúdos do livro:
- Alimentação e Exercício Físico
- Antidiabéticos Orais
- Insulina
- Controlo e Autovigilância
- Complicações crónicas
- Diabetes tipo 2 na criança, no adolescente, na grávida e no idoso
- Aspectos psicológicos
- Prevenção

2009-02-18 (retirado do Sapo)

Sem comentários: