sexta-feira, 3 de abril de 2009

As 7 MAGNÍFICAS no HARDMUSICA.PT



"Rosa Esperança" ou a esperança de vencer o cancro


Inserido num projecto de teatro de pesquisa "Projecto Mulheres e o Cancro da Mama" que interpreta e reinventa histórias de pessoas reais "Rosa Esperança" conta com a participação de 7 mulheres que, não sendo actrizes, decidiram expor a sua própria experiência de luta contra o cancro e aceitaram o desafio de a partilhar com o público num palco.

"Rosa Esperança" um espectáculo inquietante nos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de Abril Cine Teatro-Casa da Cultura de Rio Maior.
Dia 2 de Maio Cine-Teatro de Alcobaça.

"Sete mulheres, nenhuma delas actriz, expõem-se, em palco, num espectáculo de emoções, numa partilha com o público de uma experiência traumática comum a todas: o cancro da mama.

"Rosa Esperança" é o resultado de um trabalho a que Rui Germano, vereador na Câmara de Rio Maior e encenador, se decidiu dedicar nos últimos meses, depois de uma amiga ter vencido a luta contra o cancro da mama e de outra ter sucumbido à doença.

Estas experiências,segundo ele, permitiram-lhe "fazer a ponte" para uma situação vivida há 26 anos, na sua infância, quando a própria mãe, Cacilda Germano, hoje com 68 anos e uma das "actrizes" da sua peça, viveu a luta contra a doença.

Através do blogue criado pela amiga vitimada pela doença, Cláudia, entrou em contacto com o grupo de mulheres que, sendo de vários pontos do país, se começaram a encontrar aos domingos à tarde, em Rio Maior.

"Os nossos primeiros encontros foram essencialmente conversas, perceber quem eram, partilhar vivências", num processo, iniciado em Outubro, mês emblemático da luta contra o cancro da mama, que permitiu constituir "um núcleo duro" de sete mulheres que queriam avançar com a peça.

A esse "núcleo duro" - Cinda, de Ovar, Alda, das Caldas da Rainha, Manuela, de Alcobaça, Manuela e Carla, de Lisboa, e Cacilda e Cristina, de Rio Maior - acabaram por se juntar outras mulheres que foram tendo conhecimento da experiência e que, sem quererem participar na peça, foram aparecendo e dando o seu testemunho.

Rui Germano sublinha que Rosa Esperança "não é uma peça de teatro, é um projecto" em que estas mulheres, que "não são actrizes, que nunca quiseram subir ao palco", se "revelam e partilham um sofrimento dificil de descrever e por vezes de aguentar".

Para já, o espectáculo tem sessões marcadas no cine-teatro de Rio Maior para os dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de Abril (sábados às 21:30h e domingos às 17:00h) - com a estreia já esgotada - e no Cine-teatro de Alcobaça para 02 de Maio.

Sendo uma produção da "Quem Não Tem Cão - Oficina de Artistas", o projecto envolveu, além de inúmeras mulheres e homens, a escola Oficina da Imagem, que permitiu a edição de meia centena de fotografias das "actrizes", feitas em estúdio, e que vão ser expostas em Rio Maior.

O espectáculo termina com um quadro final, resultado de um desafio lançado a sete costureiros/estilistas - Augustus, Cristina Lopes, Fátima Lopes, João Rolo, Luis Buchinho, Nuno Gama e Rafael Freitas.

"Queremos deixar uma imagem de 'glamour', que estas mulheres não perdem, ter um final cheio de charme", afirmou Rui Germano.

"Rosa Esperança" um espectáculo inquietante nos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de Abril Cine Teatro-Casa da Cultura de Rio Maior.
2 de Maio Cine-Teatro de Alcobaça.




Zita Ferreira Braga



http://hardmusica.pt/index.php

(Informação fornecida pela Isalenca estás sempre em cima!)

3 comentários:

Anónimo disse...

Então o seu Kim também tem o mesmo problema que eu nos olhos, tá claro que para nós é algo de muito chato porque depois até podem pensar que somos gajos com emoções e tudo!!!

Lina, como deve ter percebido, estava apenas a brincar, mas, pode acreditar, é muito raro deixar-me levar por um enredo ou história de um filme ou de um espectáculo levando-me a viver a dita história e por consequência a provocar-me esse tipo de irritação ocular e não estava a ironizar quando disse que o "Rei Leão" da Walt Disney, foi um desses momentos.

Deve ser por estar a ficar velhote e lamechas

Gosto muito de vós

Um grande beijo e abraço de Rio Maior

CP

mari-lou disse...

Olá Lina OBRIGADO POR TE LEMBRARES DE MIM ÉS UMA AMIGA MUITO QUERIDA E GOSTO MUITO DE TI .

Beijinhos.

Lina Querubim disse...

Boa tarde
Olhe CP eu quando vi o Rei Leão,o Tarzan etc...também chorei :( sou muito emotiva e chorona.Aliás, tem muitos programas de TV que não consigo ver e o Kim que me conhece muda de canal ou distraí-me caso apareça algo que me magoe ;)
Beijinhos para si e para a Rosa

Marilou não precisas de agradecer eu também gosto muito de ti e como "Elas" dizem és uma Cota muita fixe iihihihihii eu é que tenho que agradecer o carinho que sempren tiveste por mim!
Beijokinhas