sexta-feira, 20 de março de 2009

Pois é a Primavera chegou e as alergias tb




Um quinto da população portuguesa reage às partículas
Primavera “precoce” adianta chegada de pólenes causadores de alergias
18.03.2009 - 16h13 Lusa
A Primavera “mais precoce” dos últimos anos faz com que os pólenes causadores de alergia tenham chegado mais cedo, disse o presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

"Estamos a ter níveis de pólenes muito altos", com valores que se costumam atingir em Abril, adiantou Mário Morais de Almeida, a propósito da chegada da Primavera, que se assinala a 21 de Março.

Esta situação faz prever "bastantes alergias e grandes quantidades de pólenes, que se vão manter durante bastante tempo na atmosfera", o que "prejudica" as pessoas que sofrem de alergias.

"O Outono já foi bastante mau com os ácaros, o Inverno também, por causa das infecções virais, e a Primavera é o culminar de tudo isto", sublinhou o responsável.

Segundo Mário Morais de Almeida, cerca de um terço da população portuguesa tem alergias e cerca de 20 por cento tem alergias a pólenes. "Há vários estudos que têm demonstrado que a rinite alérgica e a asma são cada vez mais frequentes, em particular nas crianças", sublinhou.

O presidente da SPAIC alertou que há mais casos de pessoas com alergia e que são "mais graves e mais complexos, em que as pessoas são alérgicas a várias coisas".

Há vários factores que têm contribuído para esta situação. Segundo a SPAIC, a diminuição das infecções na primeira infância, pelo seu melhor controlo (vacinação, antibióticos) e melhores condições sanitárias, poderá fazer com que o Sistema Imunológico, menos "ocupado" com os micróbios e parasitas, se "volte" para os alergénios ambientais que, à partida, seriam inofensivos para o homem.

Além disso, condições derivadas de um ambiente doméstico cada vez mais hermético, onde as crianças passam grande parte do tempo, e da alimentação (determinados ácidos gordos, conservantes e antibióticos que diminuem os micróbios normais do intestino) poderão também estar envolvidos no aumento de alergias.

Morais de Almeida alertou ainda para o uso exagerado dos medicamentos para controlar a febre. "Nós precisamos que o nosso sistema imunológico aprenda, se eduque e para isso tem de entrar em confronto com alguns agentes infecciosos que estão no ambiente", sublinhou.
PUBLICO.PT

5 comentários:

Zezinha disse...

Ai amiga a kem o dizes.. novamente em casa com o Ricardo doente.. e eu tb nao to la mto boa..bjo..Na segunda ja te vou dar contactos e novidades..

Nela disse...

Pois, isso é terrível... Principalmente para as ranhosas!!!!!!!!! Oh Ranhoseca de Alverca!

Lina Querubim disse...

ihihiiihi...eu tenho sinusite a única alergia que tenho é a urticária nervosa por isso ñ me deixem muito anciosa :p beijos :)

Lina Querubim disse...

Ok Zézinha ficamos a aguardar!
Então que tem o Ricardo?? E Tu???
Beijinhos e as melhoras :)

Zezinha disse...

a nossa Cãmara tem um forum so de espectaculos e biblioteca..se fores ao google.. e pesquisares camara municipal moita vai cuscar o Forum Jose Manuel Figueiredo..é uma sala de espectaculos muito bonita e acolhedora.. já passou por la.. muitos artistas famosos e companhias de teatro.. espero puder ajudar para estar na 1ªfila..O Ricardinho tem febre e a tosse tipica de alergias e mta ranhoca.. suspeita-se de rinite como eu tenho e o papá.. ele deve ter herdado.. desde bebe k tem estas coisinhas..eu tenho sempre k faltar ao trabalho para ficar com ele pois assim nao pode ir para a ama..eu so tenho é mtos espirros e comichão no nariz e olhos a darem mta comichao..lol.. bjoooooooooooooooooo