segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Doença também chegou até mim!

Pois é... também chegou até mim a doença que tanto tememos!
Para saberem como foi comigo terei que lhes contar, um dia sem mais nem menos senti uma dôr na mama(esta é palavra certa) e ao levar a mão reparei que tinha um alto enorme por cima da aureola, assustei-me e comentei logo com o meu marido onde me aconselhou a ir de imediato á médica de família esta ao fazer a apalpação assustou-me imenso mas tb disse que podia não ser nada e mandou-me fazer uma eco de urgência. Escusado será de dizer que sentimos que nos tiraram o tapete debaixo dos pés, que vamos perder quem tanto amamos, quem tanto precisa de nós, que vamos deixar de ver e apreciar o que a Vida tem de melhor e pior! É uma sensação de perda mesmo!
Não foram muitos dias, foram dois até saber o resultado da Ecografia e Mamografia mas o suficiente para parecer uma eternidade e...felizmente estava tudo bem era uma bolsa de liquido que voltaria ao normal. E apartir desta data comecei a fazer os exames anuais onde no ano seguinte na mesma mama lá estava ele muito bem disfarçado redondinho como quem não fizesse mal a ninguém, a médica falou-me no IPO que era um nome assustador mas o melhor local para ír e lá fuí eu a uma consulta de Senologia e mais uma vez depois do médico analisar os exames que levava e fazer a apalpação disse que estava tudo bem! Mas como tinha passado por momentos menos bons onde entre outras coisas e a principal estava a morte da minha MÃE que tanto amava e eu estava medicada para uma depressão, disse ao médico que precisava de me sentir tranquila e segura para poder deixar a medicação logo que me fosse possivel, claro! Ainda hoje digo muitas vezes que foi um "Anjinho" que me soprou ao ouvido e alertou que alguma coisa não estava bem. E o Dr. marcou-me uma citologia aspirativa para me tranquilizar e assim o fiz, no resultado deu logo células suspeitas e aconselhavam uma biópsia aí o médico disse logo que ia ser operada e fazer Radioterapia fiz a biópsia tinha 90% de células malignas perguntou-me se podíamos preencher a papelada para a operação eu respondi logo que sim, ( isto sempre acompanhada pelo meu Maridão ele é o lado mais forte que preciso) mas quisemos saber qual o tempo de espera porque tenho seguro de saúde e achámos assim como o médico que poderíamos seguír em frente e assim foi, depois de alguns exames e dentro da data prevista um mês e pouco lá me telefonaram ficou marcado para dia 10 de Março ás 18,30 horas.
Falando agora de emoções ao saber do meu estado de saúde desta vez chorei, pensei: porquê eu? Mas... o susto foi menor, com a morte da minha MÂE em Outubro que foi e é uma dôr tão grande e ainda tão presente que me impediu de dar a importância que a doença gostaria que lhe desse e lá fuí operada sem medos nenhuns sem pensar sequer que algo podia correr mal, nada! Só uma dôr muito grande de não têr a minha MÃE ali comigo e chorei em silêncio todo tempo até levar a anestesia, acordei muito bem levantei a roupa para ver se tinha a minha maminha ihhiihh...e lá estava ela! Fuí para o recobro e na manhã seguinte tive alta o meu Marido estava delirante assim como eu era bom sinal poder ír para casa tão cedo, tinha tudo corrido muito bem tiraram o tumor com 2,3 cms e um quadrante da mama com 150 grs para margem de segurança e restava saber o resultado do gânglio sentinela, que soube passado umas semanas que estava limpo fiquei muito feliz e aliviada porque nem tudo na Vida tem que ser menos bom também há coisas muito boas!!!
Tenho que fazer seis sessões de Quimioterapia, Radioterapia não sei quantas, umas injecções que não sei bem para que são na altura pergunto á médica e por fim o tal comprimido durante cinco anos.

2 comentários:

Sónia disse...

Bem vinda a esta "família" de guerreiras!! Sou a primeira a comentar...Que responsabilidade!!

Lina Querubim disse...

Obrigado Sónia! ;o)
Pois é uma batalha que tendo fé e as pessoas certas ao nosso lado nos ajudam a ultrapassar as barreiras e a tornar possivel a cura, eu sou muito rica nesse aspecto tenho pessoas que se preocupam e me mimam muitoooooo...quando isto terminar vou querer ter esses mimos ihihihihi...Beijinhos Sónia e obrigago uma vez mais pelo comentário!